A Porsche vem testando uma configuração ousada para um futuro SUV elétrico. A marca trabalha num modelo com nada menos que quatro motores elétricos, um para cada roda. Por enquanto, as especificações do conjunto ainda são segredo, mas a marca já deu dicas de que terá alto desempenho e elevado nível tecnológico.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Com tantos motores, o nível de complexidade aumenta. Segundo a própria marca, “é como combinar um pedal de acelerador para cada roda”. Além disso, os engenheiros não puderam instalar sensores adicionais em relção aos conjuntos convencionais. Por isso, tiveram que criar um novo sistema para manter os motores em sincronia e responder a diferentes necessidades.
Porsche de olho no motorista
E para atender às demandas, a Porsche criou uma espécie de “monitor de condução”. Ele vai observar diversos fatores, como ângulo de direção, a velocidade dos comandos e como o motorista usa o acelerador. As informações serão comparadas com um modelo dinâmico criado pela Porsche. Caso as coisas fujam do modelo, os sistemas eletrônicos vão interceder, freando ou mesmo acelerando as rodas individualmente.
O sistema está em desenvolvimento há cerca de dois anos e estará num futuro carro de produção da marca. A Porsche ainda não revelou qual, mas já afirmou que “carros elétricos logo irão mostrar sua exótica reputação”.