Você está lendo...
Portas: aberturas amplas e irrestritas
Notícias

Portas: aberturas amplas e irrestritas

Além de sistemas de propulsão híbridos e elétricos, uma característica presente na maioria dos carros-conceito que brilham no Salão de Frankfurt são as portas exóticas. Entre os exemplos está o Ford Evos, que tem quatro portas do tipo asas de gaivota

21 de set, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Portas: aberturas amplas e irrestritas

NÍCOLAS BORGES

Além de sistemas de propulsão híbridos e elétricos, uma característica presente na maioria dos carros-conceito que brilham no Salão de Frankfurt, na Alemanha, são as portas exóticas. Entre os exemplos está o Ford Evos, que tem quatro portas do tipo asas de gaivota.


CITROËN TUBIK
Portas grandes demais podem virar fontes de ruídos, segundo o professor Ricardo Bock. Além disso, quando a abertura é muito ampla, a estrutura em volta dela precisa ser bem reforçada.

Publicidade


Na opinião do professor de engenharia mecânica da FEI Ricardo Bock, a maioria dessas soluções fora do normal é feita apenas para dar maior efeito visual, algo importante em uma feira de veículos. “É como um desfile de moda que apresenta várias roupas malucas, que nunca irão para as ruas”, compara o especialista.


OPEL RAK
Neste protótipo para uso na cidade, a abertura ao estilo de avião de caça serve como para-brisa, vidros laterais e capota.

“Mas é claro que há portas não convencionais que fazem sentido por oferecerem mais praticidade”, diz. Como as dos protótipos de elétricos urbanos Opel RAK e Volkswagen Nils. O primeiro tem uma “tampa” que lembra uma cabine de avião. O dispositivo serve também de teto, para-brisa e vidros laterais. Já o modelo da marca alemã conta com duas portas do tipo asas de gaivota.



HEULIEZ MIA

Porta de correr, como neste elétrico francês, costuma ser prática. ”Mas se for grande, pode ficar pesada em ladeiras”, lembra Bock.

Deixe sua opinião