MARCELO FENERICH
A falta de rivais diretos fez com que a Ford abandonasse o Troller T4. Como novidades para a linha 2012, que custa R$ 93.227 e começou a ser vendida na última sexta-feira, há apenas dois anos de garantia e as cores branca Diamante II e azul Maresias.
O jipe continua saindo de fábrica repleto de peças plásticas e com acabamento interno mais simples que o do primeiro EcoSport, de 2002.
O ponto alto é o motor 3.0 turbodiesel, que tem muito torque em baixa rotação e faz com que as mais difíceis trilhas off-road se tornem passeios ecológicos. Não há obstáculo que pare o jipe.
“Jeep Wrangler e Mitsubishi Pajero TR4 têm propostas parecidas, mas são para uso urbano, pois têm motores a gasolina e bicombustível, respectivamente. O TAC Stark é mais próximo do nosso, mas não chega a ser um rival”, acredita o gerente-geral da marca, Wilson Vasconcellos.
Na prática
O T4 tem sistema de direção “molengão” e engate de marchas duro e impreciso. Acima dos 80 km/h, o condutor precisa ter cuidado ao acertar o veículo na pista. Se esterçar pouca coisa além necessário, certamente ele mudará de faixa.
O motorista pode acionar a quinta marcha na tentativa de engatar a terceira. E é necessário fazer muita força sobre a alavanca do câmbio.
Na lama o T4 encontra seu ambiente natural, mas o grande diferencial traseiro – que pode sofrer danos em manobras para trás – e a falta de sistema automático de roda livre são pontos negativos.