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Preço do 0-km com novo IPI causa confusão
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Preço do 0-km com novo IPI causa confusão

Sites fora do ar e vendedores sem as tabelas fixas marcam o início da retomada da cobrança do imposto

06 de jan, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Preço do 0-km com novo IPI causa confusão

A primeira parte dos dois aumentos das alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) começou a valer a partir de 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho. Porém, a regra só vale para veículos fabricados em 2014. Com isso, veículos estocados não serão comercializados com a nova taxa, uma vez que já foram faturados pelas concessionárias. Outro detalhe que pode influenciar no valor final dos carros zero é a obrigatoriedade dos freios ABS e airbags.

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Apesar de a indústria ter batido recorde de produção – 3,5 milhões contra 3,4 milhões de 2012 -, o número de emplacamentos em 2013 foi inferior (0,8 %), total de 3,413 milhões de unidades. O resultado pode ser justificado pela estratégia de fazer estoque adotada por algumas concessionárias. Antes da virada do ano havia uma previsão de aumento no preço de fábrica, com o ingresso dos novos equipamentos e do IPI, na faixa de 2,5% a 3%.


Hoje, o site da Fiat deixou a seguinte mensagem na ferramenta das cotações de valores de seu veículos: Indisponível. Na concessionária da Volkswagen, Brasilwagen, o vendedor disse que os valores frente aos modelos antecessores estão de 2% a 3% mais altos. Conforme o cenário solicitado, um Volkswagen Gol G5 2013 que tem um valor de tabela de R$ 31 mil, pode sair agora por quase R$ 32 mil.

Na autorizada da Fiat Itavema, um Uno Vivace 1.0 (fabricado em 2011/modelo 2012), duas portas, zero quilometro, pode ser comprado por R$ 22.990. O mesmo carro, só que fabricado em 2013, com airbag e ABS, tem um valor sugerido pela loja de R$ 24.500. Segundo a vendedora, a matriz ainda não passou os novos valores sugeridos, uma vez que os carros que atendem à nova legislação só começarão a ser faturados a partir da metade do mês.

A Chevrolet praticou outra estratégia e eliminou as versões “peladas”, o carro mais em conta da fabricante é o Celta equipado com ar-condicionado, vidro elétrico e direção hidráulica, por R$ 28.300, em uma das revendas consultadas. No estoque, o mesmo modelo, só que de fabricação 2013, está disponível por R$ 23.990.


Apesar de o simulador de vendas da Chevrolet ainda disponibilizar o preço do modelo Celta de duas portas, as concessionárias consultadas não têm o modelo nem em estoque. O valor de tabela indicado no site da montadora para a opção básica de duas portas é de R$ 25.990. Segundo a vendedora da concessionária Nova, “será mais difícil vender modelos populares por R$ 30 mil. Mas todos nós sabemos que tudo depende do crédito”.


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