Marcelo Fenerich
Pilotar em estradas de terra vai muito além de ligar a moto e sair acelerando. “Condutor e motocicleta devem estar bem equipados e o preparo físico é muito importante”, diz o piloto da Equipe Petrobrás Lubrax Jean Azevedo, de 36 anos, que desde os 12 anda em modelos de duas rodas.
De acordo com ele, para os que não pretendem comprar motos especiais, que não são baratas e na maioria das vezes nem podem ser emplacadas, as trail com pneus lameiros e protetor para as mãos proporcionam boa diversão nos fins de semana.
“Se o piloto não for usar a moto no dia a dia, recomendo a retirada de peso extra. Não há necessidade de retrovisores, piscas e lanterna”, sugere Azevedo.
“Peças como tanque de combustível e guidom originais podem ser substituídas por outras mais leves, de plástico e alumínio.”
Outra dica do piloto – hexacampeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, pentacampeão do Rally dos Sertões e bicampeão do Rally Paris-Dakar – é sobre os acessórios de segurança. “Capacete, óculos especiais, luvas, colete, calça, camiseta de manga comprida, joelheira e botas são fundamentais.” Ele lembra que esses itens não garantem 100% de segurança. “Mas diminuem muito os riscos em caso de acidente.”
Preços
Lojas na região central de São Paulo oferecem os produtos recomendados por Azevedo. Na Prover Motos (3225-9718), por exemplo, os tanques de plástico custam de R$ 209 a R$ 408 e os protetores para as mãos, R$ 54. A Baja Moto (3333-3605) cobra entre R$ 140 e R$ 360 pelos guidons de alumínio.
Os pneus lameiras têm preços entre R$ 130 e R$ 240 na General Motos (3361-5033). Lá, os óculos custam entre R$ 30 e R$ 250, as luvas, de R$ 20 a R$ 130 e as camisetas, entre R$ 35 e R$ 200. As botas vão de R$ 300 a R$ 780.
Na Hélio Mottos (3221-3075), os preços dos capacetes vão de R$ 70 a R$ 315 e os dos óculos variam de R$ 30 a R$ 65. O colete sai por R$ 135, as calças custam entre R$ 95 e R$ 265 e as botas, de R$ 395 a R$ 980.