Preto, cinza e branco se mantêm como cores preferidas para carros em 2018

Pesquisa feita pela fornecedora de tintas PPG também mostra gosto pelo verde nos EUA

cores
Cores vivas ainda são minoria Foto: MARCOS DE PAULA/ESTADÃO

Os motoristas ainda preferem ter carros com cores conservadoras. Isso é o que aponta o estudo sobre popularidade de cores automotivas de 2018 da fornecedora de tintas norte-americana PPG. Quase 40% dos carros produzidos neste ano eram da cor branca, seguidos pela preta, que abrange 17%, e cinza, com 12%.

A preferência das cores muda um pouco conforme a região do mundo. Na América do Norte, o verde tem algum apelo, assim como o azul na Europa e os tons de bege na Ásia.

VÍDEO: OS SUPERESPORTIVOS E LUXUOSOS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Na América do Sul, a branca mantém a tendência global, com 38%. Logo depois, vêm a cor preta e cinza, com 10% cada. Os carros vermelhos tem 8%.

Na América do Norte, os carros brancos também lideram, mas com menos força. Eles representaram 26% da fabricação. Foram seguidos pelos carros pretos (19%), cinza (18%), prata (13%) e vermelho (11%).

Apesar dos clássicos branco, cinza, prata e preto continuarem a dominar, aproximadamente 2% das SUVs da América do Norte são verdes. A cor teve uma forte presença no Salão Automóvel Internacional Norte Americano de 2018. Teve aplicações em destaque no Mercedes G-Class e no icônico Ford Mustang Bullitt.

De acordo com a Gerente Global de Estilo de Cor para Revestimentos Automotivos da PPG, Jane Harrington, isso reflete a popularização do verde no design.

“Enquanto o verde representa uma pequena porcentagem das atuais preferências globais de cores para 2018, as tendências futuras na indústria automotiva estão refletindo a popularidade do verde na decoração de interiores e nas cores das paredes, móveis, eletrônicos de consumo”.

Outras preferências

Os carros azuis têm um pouco mais de força na Europa. Apesar de a liderança ser dos carros brancos (32%), cinzas (19%) e pretos (18%), a cor azul é mais forte lá do que em outros continentes. O azul fica em quarto lugar, com 10%, trocando de posição com a cor prata, que neste ficou em quinto lugar, com 8%.

Na Ásia, o destaque está para os tons classificados como naturais, que incluem ouro, bege, laranja e tons de marrom. Pouco comuns no Brasil, eles estão em terceiro lugar nos países asiáticos. Nos dois primeiros lugares, mantêm-se as clássicas cores brancas, com 47%, e preta, com 16%.

 


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas