Quando a Ferrari contratou, em 1996, o então bicampeão mundial de F1, Michael Schumacher, a marca italiana deu logo um presente de boas-vindas: uma Ferrari F355 GTS. Agora o carro foi secretamente leiloado e o valor, não divulgado. A 355, lançada em 1995, era o carro do momento à época, Mas o piloto alemão só recebeu a sua no dia 30 de abril de 1996.
Na verdade, o carro foi entregue para a Weber Management GmbH, companhia do então empresário de Schumacher, Willi Weber. O esportivo, pintado no clássico azul Le Mans, traz customizações. O interior, por exemplo, tem tonalidade bem clara — com direito até a assinatura no encosto do banco.

Schumacher usava a Ferrari durante as estadias em Mônaco, local de sua residência. Tanto que o modelo recebeu seu primeiro serviço na Monaco Motors, concessionária oficial da Ferrari no principado. Foi no dia no dia 5 de maio de 1996, já com 1.639 km rodados. Uma carta arquivada da loja confirma que o GTS pertencia ao piloto e as revisões na oficina até setembro de 1997.
Após o heptacampeão, o carro supostamente visitou mais duas garagens até o último proprietário comprá-la em um leilão em 2004. Agora, após 20 anos sob a tutela do mesmo dono, o modelo tem um novo (e secreto) lar.

Ferrari, Schumacher e câmbio manual
O carro recebeu também a certificação Ferrari Classiche, em 2020. O documento confirma que o carro antém chassi original, câmbio (manual de seis marchas, diga-se), carroceria e acabamento em sua combinação de cores originais. Mas há um detalhe: o motor não é o mesmo de quando saiu da fábrica. A casa de leilão RM Sotheby’s, no entanto, afirma que há uma “unidade de potência similar”.
Em 1996, a Ferrari F355 GTS tinha V8 3.5 litros naturalmente aspirado de quase 400 cv de potência e 37 mkgf de torque. Cumpria o zero a 100 km/h em bons 4,7 segundos e chegava perto dos 300 km/h de velocidade máxima.

Além do famoso antigo proprietário, a Ferrari 355 foi destaque em três matérias jornalísticas nos últimos 20 anos. Em novembro de 2006 na revista italiana Forza, depois em março de 2013 na publicação alemã Ferrari World bem como na Auto Trends Classic, publicada em holandês e francês.
A última Ferrari F355 GTS vendida em leilão chegou perto de R$ 2 milhões na conversão direta. A de Schumacher, com certeza, custou bem mais.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!