Na era dos carros elétricos chineses, que vêm dominando a categoria no mercado brasileiro, um carro como o Kia EV5 parece um ponto fora da curva. Isso porque o preço de R$ 399.990 pode ser uma barreira a princípio, tendo em vista que temos hoje alguns SUVs médios elétricos na faixa de R$ 200 mil. Mas a comparação acaba sendo injusta, porque a ideia da marca coreana não é brigar com rivais também asiáticos, e sim enfrentar a turma que vem da Europa. Ou seja, BMW, Mercedes-Benz e, especialmente, Volvo.
E apesar de ser o primeiro carro elétrico da montadora no Brasil, o EV5 tem, sim, atributos que o tornam uma opção interessante no segmento premium. Além do estilo muito bem resolvido, o modelo traz bastante espaço interno e um pacote de tecnologias bem completo. Também é gostoso de dirigir e tem uma dinâmica muito equilibrada. No fim das contas, tem muito potencial para roubar clientes das marcas mais tradicionais, ainda mais se a Kia fizer um bom trabalho no pós-vendas. Apenas 20 unidades desembarcam no País nesse primeiro momento, o que vai ser uma prova de fogo para a fabricante. A conferir.
Design e dimensões do EV5
O visual é um dos pontos fortes do SUV, misturando uma silhueta mais quadradona com elementos futuristas. Na dianteira, destaque para as luzes diurnas de LEDs, que contornam quase toda a frente do modelo, design que a Kia chama de “Star Map”. Como é comum nos carros elétricos, não há grade frontal, já que não é preciso refrigerar o motor como em veículos a combustão. As maçanetas embutidas deixam o estilo bem minimalista nas laterais e a traseira segue o padrão de iluminação feito por finas tiras de LED.
Em termos de tamanho, o SUV tem porte médio, com 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,75 m. Já o porta-malas comporta 513 litros, capacidade que pode chegar a 1.718 l com a segunda fileira de bancos rebatida. Uma característica bacana é que o assoalho fica totalmente plano com o rebatimento, tornando possível carregar objetos de grande porte. Há ainda um compartimento dianteiro, ou “frunk”, que leva 67 l.
Interior e equipamentos
Por dentro, o carro utiliza materiais reciclados nos revestimentos, como componentes plásticos, couro sintético e tapetes feitos a partir de dejetos coletados do oceano. No geral, o estilo da cabine é bem “clean”, com poucos botões físicos. Há uma grande tela que integra painel de instrumentos de 12,3″, o visor do ar-condicionado de 5,3″ e central multimídia com 12,3″, totalizando 29,9”. A alavanca do câmbio fica na coluna de direção, há carregador de celular por indução, portas USB-C integradas aos encostos dos bancos traseiros e teto solar panorâmico, por exemplo.
O EV5 traz também o que há de mais avançado em tecnologias de assistência à direção. O pacote de condução semiautônoma reúne alerta de ponto cego, manutenção de faixa, farol alto automático, frenagem de emergência, monitor de fadiga, controle de velocidade adaptativo, entre outros. Por fim, tem ainda câmeras de visão 360º, seis airbags e suspensão traseira multibraços.
Motor e desempenho
Em versão única Land, o SUV traz um motor elétrico na dianteira que entrega 217 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Seu conjunto de baterias Blade de LFP (fosfato de ferro-lítio) tem 88,16 kWh, fornecendo alcance de 402 km, de acordo com o Inmetro – e 550 km no WLTP. Em relação ao desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h.
O tempo de recarga de 0 a 80% em estações rápidas em corrente contínua (DC) de 360 kW é de apenas 27 minutos. Já nos carregadores de 50 kW a espera é de 83 minutos. Em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), o carregamento leva 8h10, enquanto com carregador de 7 kW (rede bifásica, como no Wallbox que vem com o carro) são 9h40. A garantia total é de cinco anos e de oito anos para a bateria. Outra vantagem é que as três primeiras revisões (20 mil km/40 mil km/60 mil km) são gratuitas e a Kia oferece assistência 24 horas por cinco anos.
Ao volante do EV5
Em um curto test-drive de aproximadamente 10 km somente em estrada, deu para ter uma primeira ideia sobre o comportamento do EV5. O SUV surpreende pela boa dinâmica em curvas, mesmo tendo o teto alto. Isso por conta da bateria, grande e pesada, que deixam o modelo bem assentado no chão. Aliás, por conta desse peso extra, a suspensão precisa ser bem calibrada. É notável o acerto voltado para o conforto, mas faltaram trechos mais esburacados ou pisos irregulares para saber se o conjunto suporta o tranco.
Na hora de acelerar, os 2.141 kg do veículo mostram que é preciso um esforço maior para arrancar. Mesmo assim, não parece que o EV5 leva quase 9 segundos para chegar aos 100 km/h, mostrando agilidade impressionante para um modelo parrudo. Além dos modos de condução que variam do Eco ao Sport, que alteram principalmente a sensibilidade do acelerador, o que mais traz mudanças no desempenho são os níveis de regeneração de energia na frenagem.
Níveis de regeneração
São quatro níveis, sendo que o mais forte funciona como o one pedal, em que o motorista controla o carro apenas pelo acelerador, praticamente sem necessidade de usar o freio. No caso do EV5, o sistema não é tão agressivo como em outros modelos, em que o veículo estanca imediatamente ao aliviar o pé do pedal da direita. Assim, você sente uma desaceleração mais forte mas não chega a parar totalmente. É bem mais fácil se acostumar com esse estilo de direção no dia a dia, mas o motorista vai, sim, precisar usar o freio com mais frequência.
Sem recuperação nenhuma de energia, ou seja, no nível 0, você sente o carro mais “solto” e até mais insegurança na hora de frear quando viaja em velocidades altas. Parece que é preciso colocar mais força no freio para ter uma redução de velocidade mais satisfatória. O ideal é manter a regeneração em nível intermediário, como o 2, porque assim o equilíbrio é na medida. Você consegue acelerar forte, mas já tem a confiança de que a velocidade começa a reduzir assim que alivia o acelerador. No geral, o EV5 agrada bastante na pista, mas não espere um desempenho de esportivo. Ele é um carro com coração bem familiar.
Pontos positivos
Design moderno e boa dinâmica fazem do SUV elétrico uma boa opção no segmento
Pontos negativos
Falta de tradição da Kia no segmento e preço alto podem prejudicar as vendas
FICHA TÉCNICA
Kia EV5 Land
- Motor: elétrico, síncrono de ímã permanente
- Potência: 217 cv
- Torque: 31,6 mkgf
- Câmbio: sistema de engrenagem de redução
- Suspensão: Independente, McPherson (D); multibraços (T)
- Freios: Discos ventilados (D); discos sólidos (T)
- Comprimento: 4,61 m
- Largura: 1,87 m
- Altura: 1,71 m
- Entre-eixos: 2,75 m
- Capacidade da bateria: 88,16 kWh
- Porta-malas: 513 litros
- Peso (ordem de marcha): 2.141 kg
- Aceleração 0-100 km/h: 8,9 segundos
- Velocidade máxima: 185 km/h
- Autonomia: 402 km (Inmetro)
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