A primeira unidade do novo Chevrolet Corvette ZR1 atingiu valor de US$ 3,7 milhões (pouco mais de R$ 21,5 milhões na conversão direta) durante o famoso leilão da Barret-Jackson, no Arizona (EUA). O valor será destinado à Cruz Vermelha. Lançado em outubro do ano passado, o esportivo de chassi VIN 001 estabeleceu um novo recorde para a atual geração do modelo, a C8.
Apesar de o dono do maior lance permanecer um mistério, rumores no evento diziam que Rick Hendrick, dono tanto de concessionárias Chevrolet como de uma equipe da Nascar, seria o nome por trás da compra. O que não seria uma surpresa, já que o empresário reuniu uma pequena coleção de primeiras edições do Corvette nos últimos anos.
Assim, o primeiro exemplar adquirido foi um Corvette Stingray 2020 por US$ 3 milhões (R$ 17,5 milhões). Também pagou US$ 3,6 milhões (R$ 21 milhões) no primeiro Corvette Z06 em 2023, além de US$ 1,15 milhão (R$ 6,7 milhões) no Corvette E-Ray 2024. Outros chassis VIN de Hendrick incluem as versões conversíveis de Stingray e Z06.
Como é o Corvette ZR1 2025
Com motor 5.5 V8 biturbo, o ZR1 entrega 1.078 cv de potência e 114,4 mkgf de torque, números certamente anormais para um Corvette. Contudo, essa transição entre esportivo e hipercarro vem se tornando realidade desde a mudança da disposição do motor, em 2020. O Corvette C8 básico tinha 496 cv, enquanto o Z06 chegou a 679 cv. Contudo, o ZR1 levou tudo a um novo extremo.
O modelo tem aerodinâmica aprimorada, que gera quase 545 kg de downforce. Além disso, os pneus Michelin Pilot Sport 4S são próprios para o alto desempenho do veículo. Isso deixa claro que o ZR1 é construído especificamente para velocidade, e os números não deixam mentir. Em testes na pista da ATP na Alemanha, o esportivo registrou 374 km/h de velocidade máxima.
Entretanto, não se trata de um caso isolado. A equipe de engenheiros da GM garantiu que todos os aspectos do carro melhorassem a performance em alta velocidade. Dessa forma, temos dois cenários: um novo rival para esportivos do calibre de Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também um modelo capaz não só de desafiá-los, mas também de tornar-se um exemplo a ser seguido.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!