Você está lendo...
Primeiro embrião do Shelby Cobra irá a leilão
Notícias

Primeiro embrião do Shelby Cobra irá a leilão

CSX 2000, protótipo original de Shelby Cobra construído em 1962 por Carroll Shelby, será leiloado nos EUA

01 de jul, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Primeiro embrião do Shelby Cobra irá a leilão
Em 54 anos, CSX 2000 nunca foi restaurado. Protótipo será leiloado em agosto, nos EUA

Poucos modelos foram tão icônicos para a história dos carros em geral - e dos esportivos em particular - como o Shelby Cobra. No universo dos leilões de raridades, a RM Sotheby conseguiu uma relíquia e tanto: o CSX 2000, primeiro protótipo que deu origem ao modelo, construído em 1962 pelo próprio Carroll Shelby.

Quando o criador resolveu colocar um motor V8 de alta performance sob o capô do esportivo de dois lugares, abriu caminho para o Cobra, o Shelby American, o GT40 e toda a linhagem de modelos lendários que se seguiram.

Publicidade


No caso do CSX 2000, tratava-se de um inédito motor Ford V8 de 4,2 litros, criado para bater o desempenho do rival Chevrolet Corvette. Como resultado, ele fazia o esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 246 km/h.

A carreira do protótipo foi curiosa. Exemplar único, ele desempenhou as funções de cobaia em pesquisas, carro de teste, show car e até carro de imprensa. Para casa ocasião, a pintura recebia uma cor diferente. O objetivo dessa artimanha era fazer o público acreditar que eram várias unidades diferentes em circulação.

Durante todos esses anos, o CSX 2000 permaneceu em propriedade de Carroll Shelby, com esporádicas aparições públicas. Em 2012, nas comemorações de 50 anos do Shelby Cobra, ele marcou presença em vários eventos automotivos pelos Estados Unidos, incluindo o célebre Pebble Beach Concours d'Elegance, e depois passou a ficar exposto no Heritage Center Shelby em Las Vegas.


Como queria que o protótipo fosse mantido em seu estado original, o criador não autorizou nenhum tipo de restauração nesses 54 anos e, por isso, alguns dos instrumentos do painel pararam de funcionar e o estofamento está em frangalhos. Tudo para preservar a aura do CSX 2000 - que será levado a leilão em 19 de agosto, em Monterey, na Califórnia, junto com outros modelos notáveis da marca, como um Shelby Cobra 427 de 1965.


Deixe sua opinião