Há quase exatos 55 anos, ganhava as ruas o carro que veio a se tornar um dos maiores ícones de design e funcionalidade da indústria automobilística, o primeiro Morris Mini. O minúsculo carrinho foi desenhado por Alec Issigonis num guardanapo de papel de um restaurante londrino. O desenvolvimento do carro foi impulsionado pela crise de Suez, que na época limitou o fornecimento de combustível à Europa e o mercado de microcarros crescia no Velho Continente.
A partir de 19 de aogsto de 1959, o restante é história. O carro se popularizou e é considerado o “Fusca inglês”, assim como o Fiat 500 foi para a Itália. As qualidades dinâmicas do carro logo foram reconhecidas e o modelo ganhou versões mais apimentadas, as famosas Cooper e Cooper S, além de versões de rali.
A versão original foi produzida até 2000 e passou por nada menos que sete gerações, todas muito ligadas à primeira. Após isso, a marca foi comprada pela BMW, que recriou o Mini em 2001 e manteve o sucesso do modelo. Hoje, o modelo produzido pela fabricante alemã na Inglaterra está na terceira geração.