
O NHTSA, principal órgão de segurança viária americano, abriu uma investigação sobre o Jeep Grand Cherokee após detectar que o jipão poderia estar freando sozinho, sem qualquer ação do motorista. O problema estaria no controlador de velocidade de cruzeiro ativo, que monitora a velocidade do carro à frente e ajusta o Cherokee para segui-la. O caso é o inverso do problema que a Toyota enfrentou, onde seus carros aceleravam por si.
Até agora foram recebidas nove reclamações sobre o problema, que pode afetar um lote de até 20 mil unidades do modelo. Todas relatam súbita redução na velocidade, além de alertas sobre problemas nos freios. Alguns proprietários afirmam ainda que o Cherokee aplica os freios, solta-os e freia novamente, repetidas vezes durante um curto período de tempo, sem nenhuma mudança no cenário à frente que pudesse induzir esse comportamento.
O problema pode causar acidentes, já que o jipão pode frear abruptamente sem aviso e ocasionar até colisões traseiras, por exemplo. A Jeep, por enquanto, recomenda que os proprietários procurem as concessionárias caso o problema ocorra, e orienta que todos os sistemas eletrônicos podem ser desligados.