Desde o dia 1° de janeiro de 2025, o Proconve L8 está em vigor no Brasil. A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores traz legislações mais rígidas sobre consumo e emissão de poluentes dos carros vendidos no País. E para se ajustar às novas regras, as fabricantes dispõe duas opções.
Algumas optaram por tirar modelos mais antigos de linha. Outras estão em processo de adequações para que seus automóveis em questão continuem à venda. Neste segundo caso, as modificações são basicamente no motor. As montadoras estão, especialmente, reduzindo a potência para poluir menos. E o Jornal do Carro traz agora a lista de alguns carros que perderam força por causa do Proconve L8. Confira!
Jeep Renegade, Compass e Commander
Os SUVs da Jeep equipados com o motor 1.3 turboflex (T270) tiveram sua potência reduzida para 176 cv, tanto com etanol quanto com gasolina no tanque. Antes, a unidade fornecia 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol). Por outro lado, o torque dos três carros continua em 27,5 mkgf.
Hyundai Creta e HB20
SUV e hatch equipados com o 1.0 turbo agora desenvolvem 115 cv (gasolina) e 120 cv (etanol). Antes, a potência era de 120 cv para ambos os combustíveis. O torque permanece intacto: 17,5 mkgf.
Proconve provoca até troca de motor
Fiat Toro e Fastback
Assim como os carros de Jeep, a picape e o SUV cupê também trazem versões com o 1.3 turboflex. Com o PL8, a Fiat precisou reduzir 9 cv de potência. Então, os carros que tinham até 185 cv (etanol) agora trazem 176 cv independentemente do combustível que estiver abastecido. Os 27,5 mkgf de torque seguem inalterados. Mas há uma exceção: a versão esportiva Fastback Abarth, que usa o mesmo motor turbo não teve alterações e permanece com 185 cv. Questionada, a Stellantis diz que “Fiat e Abarth Fiat têm estratégias distintas para seus produtos de acordo com seus públicos”
Fiat Mobi e Fiorino
Para não saírem de linha, Mobi e Fiorino adotaram um solução interessante: trocaram de motor e ganharam potência. No subcompacto, saiu o antiquado 1.0 Fire, de até 74 cv, e entrou o 1.0 Firefly, de 75 cv. No furgão, agora quem dá as cartas é o 1.3 aspirado de até 107 cv no lugar do 1.4 Fire, de máximos 86 cv até então.
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