Você está lendo...
Produção de veículos cresce em 2019, mas é prejudicada pela queda nas exportações
Mercado

Produção de veículos cresce em 2019, mas é prejudicada pela queda nas exportações

Crise na Argentina é um dos motivos para queda, aponta levantamento da Anfavea. Produção terá alta de 2,1%

Redação

08 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

produção
Produção vai crescer, mas exportações caíram em 2019
Crédito:Foto: Stringer/Reuters

A produção de veículos automotores deve registrar o terceiro ano consecutivo de recuperação e crescer 2,1%. Os dados são do levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A projeção para 2019 é positiva, mas foi prejudicada pela queda de 33,2% nas exportações brasileiras de veículos. A baixa é atribuída à crise na Argentina.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Ainda segundo a Anfavea, as vendas internas de veículos automotores devem fechar o ano com crescimento de 9,1% em comparação a 2018. O total em 2019 deve chegar a 2,8 milhões de unidades vendidas. O levantamento destaca o desempenho do setor de pesados, com crescimento estimado de 35% para 2019. Em 2019, o setor deve superar as 100 mil unidades vendidas. Essa marca não era alcançada desde 2014.

Publicidade


Argentina puxou resultados

“O cenário na Argentina ficou pior do que o imaginado. Na revisão feita agora, 85% da redução da expectativa de produção se deve à queda de embarques aos nossos vizinhos argentinos”, afirma o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “O mais importante é que manteremos o terceiro ano seguido de crescimento no mercado interno e na produção, com boas expectativas para 2020”.

Principal parceira

De acordo com o executivo responsável pelas áreas comercial e de mobilidade da Toyota America Latina e Caribe, Miguel Fonseca, atualmente o mercado argentino está em baixa, mas não pode ser desprezado.

A Argentina representa 70% das exportações brasileiras de automóveis. De janeiro a agosto deste ano, as vendas para o país vizinho caíram 40%. Automóveis de passeio representaram 22% do total.


Deixe sua opinião