Redação

03/04/2019 - 3 minutos de leitura.

Produção de carros nos EUA pode parar com muro de Trump

México fornece 16% dos componentes usados por todas a indústria automotiva americana. Paralisação no fornecimento vai afetar produção

méxico
Trump quer fechar fronteira com México para tentar conter imigração ilegal Crédito: Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A indústria automobilística americana pode parar por completo se o presidente Donald Trump de fato fechar as fronteiras com o México como planeja. Cerca de 16% das peças usadas nas linhas de montagens dos Estados Unidos são importadas do México e o fim do fornecimento poderia interromper toda a produção de veículos nos Estados Unidos em uma semana.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A indústria americana importa US$ 59,4 bilhões em peças do México, enquanto exporta US$ 32,5 bilhões na direção contrária. O fechamento também iria comprometer seriamente a produção de carros mexicana.

O presidente do Conselho de Políticas Automotivas Americanas, Matt Blunt, afirmou que o fechamento da fronteira iria afetar a economia americana. “Qualquer ação que interrompa o comércio na fronteira pode afetar particularmente a indústria automotiva”, afirmou o executivo.

Os componentes mais importantes que vão do México para os EUA são os chicotes elétricos. Cerca de 70% dos chicotes usados em carros produzidos nos Estados Unidos vão do México. Sem eles, não há como fazer o carro funcionar.

Trump considera imigração mais importante

O presidente Trump ameaça fechar as fronteiras para conter a imigração ilegal. O chefe de Estado admitiu, no entanto, que a ação pode ter impacto negativo na economia. “Mas a segurança é o mais importante. Temos que ter uma fronteira forte, ou teremos que fechá-la”, afirmou Trump.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais