21/12/2011 - 4 minutos de leitura.

Produto sem ar mudará conceito de pneu

A palavra “pneu” é derivada de pneumático, que se refere a “ar”. Um conceito apresentado pela Bridgestone no Salão de Tóquio, encerrado na semana passada, dispensa justamente este elemento. Com estrutura formada por raios de resina termoplástica, além…

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O ‘pneu’ sem ar da Bridgestone será produzido em série

TEXTO: LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
FOTO: DIVULGAÇÃO

A palavra “pneu” é derivada de pneumático, que se refere a “ar”. Um conceito apresentado pela Bridgestone no Salão de Tóquio, encerrado na semana passada, dispensa justamente este elemento. Com estrutura formada por raios de resina termoplástica, além de ser feito de materiais recicláveis, o protótipo não está sujeito a furos.

A novidade tem três partes. Além dos raios, que suportam o peso do veículo – para isso são capazes de se deformar -, possuem cubo de metal de 9 polegadas de diâmetro. Este se prende ao eixo por meio de porcas, como nas rodas convencionais.

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A cobertura é feita de borracha e pode ser substituída quando estiver desgastada, numa versão moderna e segura da recauchutagem.

Essa tecnologia não é nova. Em 2005, a francesa Michelin apresentou o conceito Tweel – fusão das palavras em inglês “tire” (pneu) e wheel (roda). A japonesa Yokohama e a americana Resilient Technologies desenvolveram protótipos semelhantes.

A estrutura do modelo da Bridgestone se diferencia dos anteriores por ter raios ligados à banda de rodagem tangencialmente, em ângulo de aproximadamente 45° (em vez de radialmente, como no conceito Michelin, ou com os raios em formato de colmeia, como o da Resilient).


Conforme informações da Bridgestone, esse desenho evita que as forças que deformam a banda (uma pedra, por exemplo) sejam transformadas em movimento.

Não há detalhes sobre o desempenho do novo “pneu” quanto à resistência a rolagem, inclinação lateral e aderência. Tampouco há dados de consumo de combustível e nível de ruído, aspectos criticados nos modelos anteriores.

Segundo divulgado pela Bridgestone, os antigos projetos de pneus sem ar não eram viáveis para produção em massa. Conforme a empresa, a nova tecnologia estará disponível para uso em carrinhos de golfe e pequenos veículos de transporte pessoal, por exemplo. Versões para automóveis de passeio deverão ser lançadas, mas não ainda não há data definida para isso.


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