Em 2005, a Espanha implantou o Plano Estratégico de Seguridade Viária, que visava inicialmente reduzir em 40% o índice de acidentes fatais de trânsito até 2008. Porém, , as ações desenvolvidas conseguiram reduzir esse tipo de acidente em 59%.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Para inspirar o Brasil, o advogado e diretor geral adjunto do Departamento de Trânsito da Espanha entre 2004 e 2012, Ramón Ledesma Muñiz, esteve no País para divulgar os resultados obtidos.
Durante sua apresentação, Ramón informou que em 2003 a relação de acidentes fatais causados no trânsito era de 128 para cada grupo de milhão de espanhóis ou 5,4 mortes por 100 acidentes.
Já no setor duas rodas, a Espanha, com o sistema investiu na preparação dos motociclistas para a condução segura, com modificações no curso para habilitação, exercícios de pilotagem defensiva e exame realizado em via pública, além da prova teórica e em circuito fechado.
Já no plano específico para ciclistas, os espanhóis fomentaram o uso da bicicleta nas regiões centrais das cidades e sua circulação sobre calçadas.