O Senado começou a articular, durante o fim de maio, um passo importante para a segurança dos carros de passeio brasileiros: o PLS 152/2017, em tramitação na casa, propõe a inclusão do crash test como requisito obrigatório para todos os veículos novos comercializados no País.
Ao alterar o Código de Trânsito, o PLS determina que “a partir de 1º de janeiro de 2019, todos os modelos de veículos novos à venda no Brasil devem ser submetidos a testes de impacto apropriados, que avaliarão a sua segurança ativa e passiva.”
Entre as justificativas apresentadas no documento está o fato de que, no continente americano, o Brasil é proporcionalmente o quarto país com mais mortes no trânsito, com 23,4 óbitos para cada 100 mil habitantes.
Continua depois do anúncioO projeto de lei reflete um antigo pedido da Latin NCAP, agência que conduz os testes na América Latina e incentiva governos a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas neste sentido. A movimentação do poder público veio poucos dias depois de a NCAP divulgar dados preocupantes sobre a segurança dos carros brasileiros – o Ônix, veículo mais vendido no Brasil na atualidade – recebeu nota zero no teste de impacto lateral.
A proposta, que iria alterar o Código de Trânsito Brasileiro, aguarda a escolha de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e não tem data para ir para o plenário ser votada.