
TIÃO OLIVEIRA
Um dos destaques da Fiat no Salão de Buenos Aires, que termina amanhã, o Uno Cabrio não é inédito. A novidade do protótipo, mostrado aos brasileiros durante o Salão de São Paulo, em outubro, é que agora ele anda (e muito) – o carro apresentado aqui era apenas um estudo da área de engenharia da marca feito para antecipar a versão duas-portas do hatch mineiro.
Para neutralizar a perda da rigidez da carroceria, em decorrência da retirada do teto, o carrinho recebeu vários reforços estruturais. A má notícia é que ele ficou muito pesado (cerca de 200 quilos a mais que um Uno Vivace quatro-portas). A boa é que recebeu o mesmo motor 1.4 turbo do Punto T-Jet.
Com potência máxima de 152 cv e torque de mais de 20 mkgf a partir das 2.250 rpm, este Uninho ficou muito bom de acelerar. A fabricante não poderia ter escolhido um lugar melhor para a avaliação: um kartódromo.
Isso porque a baixa rolagem da carroceria em curvas e a direção muito direta remetem às respostas dos karts.
Ponto também para o bom ajuste das suspensões, potencializado pelos largos pneus de perfil baixo. Tanto na frente quanto atrás, as rodas de 16 polegadas estão calçadas em pneus 195/45.
Parar é outra tarefa que não requer esforço. O sistema de freios foi muito bem trabalhado. O eixo dianteiro recebeu os componentes do Punto T-Jet e atrás, pinças e discos são da versão Abarth do 500.
Estilo
No visual, o Uno Cabrio traz para-choques maiores. O da frente tem grandes entradas de ar. No de trás, o destaque são as ponteiras duplas (falsas) do escapamento e as lanternas exclusivas com LEDs no lugar das lâmpadas.
Por dentro há vários detalhes que remetem à esportividade, como bancos concha, volante de três raios e medidores da pressão do óleo e da gasolina.
FOTOS: DIVULGAÇÃO