A próxima geração do Audi A3 foi flagrada pela Carparazzi durante testes noturnos, na Alemanha. Com menos disfarces que o carro visto nos EUA no final de agosto, foi possível comprovar as mudanças antecipadas pelo Jornal do Carro, como a frente com a atual identidade da marca, que inclui faróis “recortados” e grade trapezoidal, como no A1 e no A7.
A exemplo do que havia ocorrido anteriormente, o carro das fotos tem carroceria duas-portas. As mudanças na terceira geração do A3 estão alinhadas com as recentes atualizações implementadas nas linhas A5 e A6.
O novo A3 será o primeiro modelo de uma das marcas do Grupo Volkswagen a utilizar a plataforma conhecida internamente pela sigla MQB. Essa base será usada em dezenas de modelos de Audi, VW, Seat e Skoda.
Entre suas vantagens está o grande número de peças feitas de materiais leves, como o alumínio. Isso deverá reduzir o peso do hatch Audi em até 80 kg.
A marca confirmou que haverá as conhecidas opções quatro- portas (Sportback), sedã, conversível (Cabriolet) e, pela primeira vez na linha A3, perua (Avant).
O interior terá detalhes como saídas de ar circulares (A1) e instrumentos grandes (A6 e A7). Entre os motores, todos com turbo, os a gasolina irão do 1,2 litro de 105 cv até o 2.0 de 210 cv. O novo A3 deve chegar no meio do ano.