Os espiões da agência Carparazzi flagraram, nos Estados Unidos, pela primeira vez o próximo A3. A terceira geração do Audi deve começar a ser vendida no ano que vem.
Apesar da camuflagem, dá para perceber que a dianteira exibe a atual identidade da marca alemã, com faróis recortados e grade trapezoidal, como no A1e A7.
Por baixo da carroceria se esconde uma inédita plataforma do Grupo Volkswagen, conhecida internamente pela sigla MQB. Essa base será usada em dezenas de modelos, não só da Audi e VW como da espanhola Seat e da tcheca Skoda.
Segundo a Carparazzi, o A3 terá muito alumínio e outros materiais leves. Isso deverá reduzir seu peso em até 80 kg na comparação com o da geração atual.
As fotos são da configuração duas-portas (não oferecida no Brasil). A montadora confirmou que haverá as já conhecidas opções de quatro portas (Sportback), sedã, conversível (Cabriolet) e, pela primeira vez na linha A3, uma perua (Avant).
O interior provavelmente terá detalhes utilizados em recentes lançamentos da Audi, como saídas de ar circulares (A1) e instrumentos grandes (A6 e A7).
Entre os motores, todos com turbo, os a gasolina irão do 1,2 litro de 105 cv até o 2.0 de 210 cv. Dos movidos a diesel, haverá um 1.6 e outro 2.0.