O próximo Hyundai HB20, a ser lançado no ano que vem, poderá ter inspiração no novo i20, que acaba de ser mostrado na Europa.
Perto de completar seis anos de vida no Brasil (o hatch foi lançado no final de 2012), o modelo continua infernizado os concorrentes (entre os quais Volkswagen Gol, Ford Ka e Chevrolet Onix), e atualmente só perde em vendas para o modelo da Chevrolet.
Mas, para manter a competitividade, espera-se que a nova geração siga os passos do modelo europeu.
Lá fora, o modelo ganhou estilo mais robusto e menos agressivo, quando comparado ao carro desenvolvido especialmente para o Brasil (o nome “HB” significa Hyundai Brasil).
Além disso, o novo i20 recebeu muita tecnologia, incluindo frenagem automática, sistema start-stop, etc.
O i20 ganhou a grade que está sendo utilizada em todos os novo modelos da Hyundai, e que provavelmente será utilizada também no próximo HB20. Da mesma forma, o modelo nacional deverá receber faróis e lanternas mais largos, em oposição aos conjuntos óticos estreitos da linha atual.
Ao produzir seu primeiro carro no Brasil, no começo da década, a Hyundai queria chegar impressionando. Afinal, estava entrando em um mercado com fortes concorrentes, já estabelecidos há muito tempo. Por isso o estilo agressivo. Agora, o desafio será manter o ritmo em um mercado que está mudando. O novo Ka deve chegar em junho, e o Fiat Argo estreou com bons atributos.
No i20, os para-choques também mudaram, e a placa traseira foi deslocada para a tampa do porta-malas.
Por dentro, além de um estilo também provavelmente “amansado” em relação ao HB20 atual, o próximo HB20 deverá oferecer mais espaço, porque os novos concorrentes cresceram.
Mais tecnologia
Em termos de novidades técnicas, o i20 dá um banho no HB20. Provavelmente nem tudo o que está disponível no modelo europeu será oferecido no novo HB20, mas vamos torcer para que algumas das novidades chegue por aqui. São elas:
O i20 pode ter teto solar panorâmico (daqueles que chegam até a parte traseira do teto). Além disso, o modelo recebeu câmbio de dupla embreagem e sete marchas, para maior agilidade nas trocas. Ganhou também, como item de série, sistema start-stop, que desliga o motor em paradas de semáforo, por exemplo.
Na Europa, o i20 recebeu ainda o pacote de segurança denominado SmartSense, que inclui sistema de manutenção do carro na faixa (alerta e corrige a direção em caso de saída involuntária da faixa de rodagem), frenagem automática se o veículo detectar pedestres à frente, e assistente de farol alto. Nesse caso, o dispositivo muda o facho de alto para baixo se a câmera detectar luz de outro veículo à frente.