Quem vai comprar um carro 0-km normalmente analisa diversos pontos antes de fechar o negócio. Inclusive, considera-se o pós-vendas, já que automóvel no Brasil é um bem de alto valor, e o índice de desvalorização é, portanto, um quesito importante na hora da decisão. Em resumo, ninguém quer “casar” com o modelo escolhido, e comprar um veículo que pode parecer bacana, mas que será mais difícil de revender no futuro.
Isso explica até por que temos tantos carros nas cores prata, branco e preto nas ruas, por exemplo. Você pode até gostar de pinturas mais chamativas, como amarelo, laranja ou azul piscina, mas dificilmente conseguirá o mesmo valor que um veículo de tom neutro quando for passá-lo para a frente.
Pois a revista Autoesporte divulgou uma lista com os SUVs compactos com os menores índices de desvalorização do mercado em 2024. Os números, divulgados na última edição do especial “Qual Comprar 2024“, foram levantados pela Mobiauto, plataforma digital de compra e venda de carros. Pois o segmento é o que mais cresce no País e, por isso, recebeu vasta variedade de modelos nos últimos anos. E por serem desejados, é uma categoria que perde pouco valor após o primeiro ano de uso.
A medalha de ouro neste levantamento ficou com o Fiat Pulse. O modelo registrou um baixíssimo índice de desvalorização de -1,2% em um ano. Além de vender bem, o SUV feito em Betim (MG) tem baixos custos de manutenção, é econômico e oferece bom custo-benefício. Em seguida, aparecem o Honda HR-V, com -2,6%, e, fechando o “Top 3”, temos o Chevrolet Tracker com -6,3%.
Confira quais são os SUVs com menor desvalorização em 2024
- 1 – Fiat Pulse: -1,2%
- 2 – Honda HR-V: -2,6%
- 3 – Chevrolet Tracker: -6,3%
- 4 – Fiat Fastback: – 7,8%
- 5 – Hyundai Creta Action: -9,3%
- 6 – Hyundai Creta: -9,6%
- 7 – Renault Duster: -10,2%
- 8 – Volkswagen T-Cross: -10,5%
- 9 – Nissan Kicks: -12,3%
- 10 – Volkswagen Nivus: -13,8%
Siga o Jornal do Carro no Instagram!