
Versão Sporting ganhou 17 cv com o novo 1.8 16V de 132 cv (Foto: Divulgação)
Campo Largo (PR) – Na semana que vem, a Fiat vai começar a vender a linha 2011 do Punto com várias novidades. A mais importante é a saída do ultrapassado motor 1.8 8V Powertrain, de origem GM, que rendia até 115 cv, com álcool. O engenho foi trocado por dois propulsores inéditos, bicombustíveis e com cabeçote de 16 válvulas, um 1.6 de até 117 cv e outro 1.8, de 132 cv. Com essas novas mecânicas – produzidas pela Fiat Powertrain Technologies (FPT) no Paraná – o Punto vai custar a partir de R$ 44.190, preço da versão Essence 1.6, que entrará no lugar da ELX 1.4.
A opção imediatamente superior será a Essence 1.8, por R$ 46.250, substituindo a HLX 1.8, que valia R$ 45.840. Além de estrear esses motores, o hatch também é o primeiro Fiat com motor diferente do 1.8 Powertrain a receber o câmbio automatizado Dualogic. A transmissão equipará duas versões com o novo 1.8: Essence e Sporting, que sairão por R$ 48.750 e R$ 53.730, respectivamente. A configuração Sporting com a caixa manual custará R$ 51.200, R$ 2 mil a menos que o valor atual.
A versão de entrada do Punto foi rebatizada de Attractive, com tabela sugerida de R$ 39.290 – R$ 350 a mais que o equivalente anterior, 1.4. Com até 86 cv de potência, o propulsor continua igual, sem as mudanças aplicadas para o novo Uno, onde rende 2 cv extras. O Punto T-Jet, com motor 1.4 16V turbo de 152 cv, sairá por R$ 64.670, outro pequeno aumento sobre a linha 2010, que custa R$ 64.090. Visualmente, houve apenas retoques, como novas calotas, rodas e padronagens de revestimento. O sistema de som também foi mudado.
Viagem feita a convite da Fiat