
Carro mais vendido da Audi no Brasil em 2014, o Q3 perdeu, neste ano, o status para o A3 Sedan. Além disso, vê o GLA, da Mercedes-Benz, se aproximar mês a mês na briga com as outras alemãs de luxo. No primeiro semestre de 2015, o modelo da Audi conseguiu manter a liderança nessa briga particular, mas, no mês passado, foram emplacadas mais que o dobro de unidades do rival. Para mudar este panorama, a linha 2016 chega com reestilização e uma nova versão de motor, que lhe garante o “título” de mais em conta da categoria.
Este propulsor é um 1.4 turbo, que gera 150 cv e 25,5 mkgf. Ele está disponível nas versões Attraction, a R$ 127.190, e Ambiente, a R$ 144.190.
Para comparação, o GLA parte de R$ 128.900 na versão com motor 1.6 turbo, que gera 156 cv. O BMW X1 tem preço inicial de R$ 137.950, mas seu propulsor é mais potente. São 184 cv.
Voltando ao Q3, o modelo manteve as duas versões de motor 2.0. O mais fraco passou de 170 cv para 180 cv. O preço é de R$ 145.190 na versão Attraction e de R$ 165.190 na Ambiente. Já a opção de topo agora gera 220 cv, ganho de 9 cv. Ele é oferecido só com o acabamento Ambition. A tabela é de R$ 190.190. Todos os 2.0 têm tração 4×4, enquanto a dos 1.4 é dianteira.
De série, o Q3 mais barato vem com bancos de couro, sistema de som, ar-condicionado, programa eletrônico de estabilidade e sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
A opção Ambiente traz como diferenciais teto solar e banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, rodas de 18” e porta-malas elétrico. Na Ambiente 2.0, o sensor de estacionamento passa a ser dianteiro e traseiro.
Já a Ambition tem ajustes elétricos para os dois bancos da frente e navegador GPS.Esse item, acompanhado por tela de 7″ – de série, o monitor é de 5,8″ -, é opcional para as demais versões; custa R$ 7.500.
Já o pacote conforto, com sistema de som Bose e sensor de aproximação lateral, sai a R$ 10.500 e é extra para todas as configurações do Q3.
RODANDO
Em trechos rodoviários, o Q3 1.4 sofre. O motor é o mesmo do VW Golf, mas com 10 cv extras. Os 187 kg a mais, porém, atrapalham a vida do Audi e ele mostra bem menos vigor que o hatch da marca “irmã”. Ao se pisar fundo no pedal do acelerador, mesmo com o rápido câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas, o jipinho “grita” muito e responde pouco.
Isso se explica também pelo fato de o torque máximo estar disponível apenas entre 1.500 e 3.500 rpm, o que faz do Q3 1.4 um carro com desempenho razoável em alta rotação. Já na cidade, onde a força atua mais nas faixas ideais de giro, o Audi mostra muita desenvoltura para acelerar e retomar velocidade. Além disso, a direção precisa e o acerto macio da suspensão tornam esse carro um ótimo aliado para o dia a dia.
Já a versão 2.0 avaliada, de 180 cv, se sai bem em qualquer situação. Seu torque de 32,5 mkgf está disponível em uma faixa de rotação mais ampla, de 1.400 a 3.900 rpm. Além disso, a potência e o torque são mais que suficientes para garantir agilidade também na estrada.
A marcha a mais do câmbio, também automatizado, é outro fator que contribui para o desempenho superior.
ESTÉTICA
A principal mudança visual da linha Q3 está na grade frontal, cujo formato assume a nova identidade dos carros da Audi. Além disso, o conjunto óptico passa a agregar todas as funções de iluminação, inclusive a do farol de neblina, que não é mais incorporado ao para-choque. Esta peça, aliás, também foi redesenhada.
Atrás, o destaque fica por conta das ponteiras de escapamento com contorno cromado, revestimento presente também nos botões do rádio, na cabine.
O acabamento é muito bem feito, com ótimo encaixe das peças; ele dá ao interior uma aparência bonita. No entanto, os plásticos das portas e painéis são muito duros, embora, visualmente, passem a impressão de ter qualidade superior à realidade.
FICHA TÉCNICA
Audi Q3 1.4 Attraction
Preço sugerido – R$ 127.190
Motor – 1.4 turbo, 4 cilindros, 16V, gasolina
Potência – 150 cv a 5.000 rpm
Torque – 25,5 mkgf de 1.500 a 2.500 rpm
Câmbio – Automatizado, seis marchas
0 a 100 km/h – 8,9 segundos
Velocidade máxima – 204 km/h
ATUALIZADA ÀS 15H05
ctv-ogn-q3 baixa-3
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-lzc-q3 baixa-11
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-ioj-q3 baixa-13
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-3pd-q3 baixa-21
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-ief-q3 baixa-8
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-on1-q3 baixa-7
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-mjf-q3 baixa-23
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-mub-q3 baixa-26
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-ltk-q3 baixa-9
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-l6o-q3 baixa-4
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-atm-q3 baixa-27
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-jyz-q3 baixa-12
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-0xy-q3 baixa-22
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-dk9-q3 baixa-2
Audi Q3 1.4 TFSI
ctv-9rx-q3 baixa-30
Audi Q3 1.4 TFSI