
Os utilitários-esportivos da Audi passarão a contar com preparação esportiva RS, a mais apimentada da montadora. O pioneiro será o pequeno Q3, que estreia no Salão de Genebra (Suíça), em março, e será lançado no Brasil no primeiro trimestre do ano que vem.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Batizado de RS Q3, o jipinho traz motor 2.5 cinco-cilindros turbo com 310 cv de potência e 42,3 mkgf de torque a partir de 1.500 rpm. O câmbio é o automatizado de sete marchas S tronic, que tem duas embreagens.
De acordo com a Audi, o RS Q3 vai de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Como os demais RS, o jipinho traz sistema de tração integral quattro.
Outro destaque do RS Q3 é a tecnologia Audi Drive Select, com os modos de condução automático, confortável ou dinâmico. Por meio dele, muda-se padrões de modos de ação de alguns componentes, entre eles a válvula do sistema de escape.
Atualmente, já é oferecida uma versão esportiva entre os utilitários Audi. Trata-se do S Q5. Porém, os modelos com denominação S têm preparação mais suave que os RS.