Q5 Security é o nome da versão do SUV da Audi que chega ao Brasil blindada “de fábrica”. A novidade, que já nas concessionárias da marca no País, é baseada na versão Ambiente, intermediária na linha. O motor é o conhecido 2.0 de 252 cv de potência, o câmbio é automático de sete marchas, a tração é 4×4 e o preço sugerido é de R$ 370.990.
O principal diferencial está justamente na blindagem. A proteção é nível IIIA, a mais alta disponível no Brasil para uso civil. O País utiliza a norma ABNT NBR 15000.
Trata-se da versão nacional da norte-americana NIJ, de National Institute of Justice (confira detalhes abaixo). Essa blindagem suporta disparos de armas como Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e Magnum .44.
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
+ Curta o JC no Facebook
Q5 Security tem visual discreto
No visual, o Audi Q5 Security é idêntico às demais versões do SUV produzido no México. Mas a novidade recebeu ajustes para suportar os cerca de 500 kg a mais e a elevação do centro de gravidade.
Os freios, por exemplo, vieram da versão esportiva SQ5 e têm maior poder de frenagem (os discos dianteiros têm 350 mm de diâmetro). O controle eletrônico de estabilidade foi recalibrado, o teto recebeu chapas de aço e o porta-malas (com acionamento elétrico), pistões reforçados.
Portas, tampa do porta-malas (com capacidade de 550 litros), laterais e parede corta-fogo do compartimento do motor também foram reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas receberam vidros à prova de balas de 21 mm de espessura.
Garantia foi mantida
A suspensão a ar adaptativa com controle ativo dos amortecedores também foi ajustada para o peso maior. Em ordem de marcha (sem ocupantes), o Audi Q5 Security pesa 2.295 kg.
As rodas de liga leve têm 19 polegadas e os pneus são do tipo run flat. Como têm estrutura reforçada, podem rodar mesmo furados por até 80 km a até 80 km/h.
De acordo com informações da Audi, o SQ5 Security foi, inclusive, submetido a crash tests. O modelo mantém todas as garantias de fábrica.
Q5 Security é bem recheado
Com é baseado na versão Ambiente, tabelada a R$ 279.990, o Audi Q5 Security vem bem equipado de série. Entre os destaques há seis modos de condução (um é personalizável), ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros com ajuste lombar, painel virtual configurável de 12,3 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro e ativação automática dos faróis (incluindo a altura do facho) e limpadores de para-brisa.
Volante multifuncional, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de obstáculos na dianteira e traseira, central multimídia com tela de 8,3”, interface para smartphones e navegador GPS também vêm de fábrica. O som é da marca Bang&Olufsen o console central traz botão rotativo e touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão.
VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O SEDÃ MAIS AMADO DO BRASIL
Opcionais
Opcionalmente, o Q5 Security pode ter alarme com intercomunicador. Por meio de teclas instaladas à direita da alavanca de câmbio, é possível ativar alto-falantes para ouvir o que está ocorrendo no entorno e também microfones para falar com quem estiver do lado de fora do carro.
Outro item extra é Side Assist. O pacote tem recursos como Assistente de Tráfego Reverso, que permite detectar veículos vindos das laterais da traseira.
Há ainda o Exit Warning Assist, que alerta sobre risco de a porta bater em obstáculos (como ciclistas) ao ser aberta. Outro dispositivo interessante é o que “prepara” o carro se houver iminência de batidas na traseira e a câmera 360°.
Avaliação
Durante avaliação feita em circuito fechado foi possível conferir as habilidades do Q5 Security. Os exercícios incluíram slalom (ziguezague em uma fileira de cones), curva rápida, seguida de uma reta onde foi possível acelerar a até 90 km/h, frenagem de emergência sobre piso molhado e manobra evasiva em marcha a ré.
O motor 2.0 turbo garantiu bom desempenho ao SUV, a despeito dos cerca de 500 kg extras. Os freios surpreenderam e mostraram ser suficientes para parar o carro com segurança. Já a direção, com assistência elétrica, manteve a precisão.
Obviamente, com o aumento da massa em locais como as laterais e teto, a carroceria do Q5 Security apresenta tendência de oscilar demais em curvas rápidas. Mas o comportamento do Audi é muito melhor que o de modelos similares que receberam a blindagem depois de sair da fábrica.
Blindagem de nível IIIA
A blindagem IIIA é o mais alto nível de proteção liberado para uso civil no País. Ainda assim, para ter um carro com esse tipo de blindagem o consumidor precisa de uma licença especial, emitida pelo Exército Brasileiro.
Cada país ou região tem sua própria norma ou padrão de blindagem veicular para uso civil. Na Europa, por exemplo, além da Euronorm (EN), há a DIN, utilizada na Alemanha. A Stanag é exclusiva para uso militar. Nos EUA existem a UL e NIJ (National Institute of Justice), a mesma adotada no Brasil.
A classificação de níveis leva em consideração o impacto do projétil contra a blindagem. Isso tendo como bases o calibre, o tipo de projétil e sua massa (peso).
São consideradas também velocidade média e quantidade de disparos realizada durante os testes de homologação. Os níveis superiores resistem também aos calibres dos anteriores. Por exemplo: o nível II resiste os calibres dos níveis II-A e I.