
Milão, na Itália, é a cidade que apresenta os maiores índices de congestionamento na Europa, Canadá e Estados Unidos. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo instituto especializado em tráfego INRIX.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Trânsito: RJ e São Paulo estão entre as piores
O instituto usou uma complicada fórmula para chegar à conclusão, combinando dados sobre velocidade em horários de fluxo baixo, em vias específicas, com os de velocidade em tempo real nos horários de pico.
Porém, quando considerou apenas o tempo gasto no trânsito, ao ano, pelos cidadãos, o pior índice foi o de Londres, com 83,4 horas. No caso de Milão, o número é bem mais baixo: 57 horas.
O estudo concluiu ainda que, em relação ao último levantamento, divulgado dois anos atrás, os congestionamentos cresceram em seis dos quinze países considerados: Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Suíça, Luxemburgo e Itália.
O INRIX informa que os dados mostram que a situação tende a piorar, e cidadãos de alguns grandes centros europeus podem vir a perder, nos próximos anos, de duas a três horas por dia nos congestionamentos. “Como em São Paulo, no Brasil, ou em metrópoles chinesas”, conclui o estudo.
Levantamento feito em junho por uma fabricante de GPS apontou que São Paulo tem o quinto pior trânsito do mundo. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição.
RANKING
No ranking das dez mais congestionadas, atrás de Milão está Bruxelas, na Bélgica. O terceiro lugar é de Antuérpia, no mesmo país. Londres e Los Angeles também estão no “top 10”. Confira abaixo.
1 – Milão, Itália
2 – Bruxelas, Bélgica
3 – Antuérpia, Bélgica
4 – Honolulu, EUA
5 – Los Angeles, EUA
6 – Londres, Reino Unido
7 – São Francisco, EUA
8 – Manchester, Inglaterra
9 – Paris, França
10 – Roterdã, Holanda
11 – Austin, EUA
12 – Nottinghamshire, Inglaterra
13 – Ghent, Bélgica
14 – Montreal, Canadá
15 – Liverpool, Inglaterra
16 – Nova York, EUA
17 – Bridgeport, EUA
18 – Stuttgart, Alemanha
19 – Birmingham, Inglaterra
20 – San Jose, EUA