LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
“Preciso de um carro que encare uma boa estrada de terra. Pensei no Ford EcoSport, mas na versão Freestyle ele não tem tração 4×4. Esse recurso o Suzuki Jimny oferece, mas seu motor é só a gasolina. Outra opção seria a picape Fiat Strada Adventure Cabine Dupla.”
Rosa Amélia Andrade, por e-mail
Dos três, a picape Fiat Strada Adventure é a que tem a tabela mais em conta. A partir de R$ 50.360, vem bem equipada de fábrica, com ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico e computador de bordo, entre outros. Seu motor é o mais forte das três opções. Trata-se do novo E.torQ 1.8 16V, que tem até 132 cv. É cabine dupla, mas só tem dois lugares no banco de trás – e, mesmo assim, mais indicados para crianças. Outra questão é o acomodamento das bagagens, que ficam soltas na caçamba. O recurso Locker, que bloqueia o diferencial, é opcional por R$ 1.416.
Com preço intermediário, o Suzuki Jimny parte de R$ 54.790 e é o mais indicado para enfrentar trechos de terra. Legítimo jipinho, é construído com carroceria sobre chassi. Seu motor, um quatro-cilindros 1.3 de 85 cv a gasolina, tem fama de ser econômico. O japonês é equipado com tração 4×4, que pode ser acionada por botão no painel a até 100 km/h, e também tem reduzida. Ele mede apenas 3,64 metros de comprimento e 2,25 metros de entre-eixos, leva quatro pessoas e oferece pouquíssimo espaço para bagagem.
Na versão Freestyle, o EcoSport é o mais caro dos três, a partir de R$ 58.830. O Ford também vem com itens semelhantes (ar, direção e conjunto elétrico). Sua vantagem é ser o mais espaçoso. Mas seu porta-malas é acanhado (são 296 litros). A qualidade do acabamento melhorou, mas ainda é um de seus pontos fracos.