Aos poucos todas as informações do inédito Volkswagen Tera vão surgindo. Design, interior, versões e motores do SUV compacto, por exemplo, já são conhecidos. Mas a fabricante ainda guarda alguns segredos, como dimensões e, principalmente, o preço. Quanto vai custar o VW Tera?
Após inúmeros flagras camuflado, o novo modelo da VW apareceu recentemente durante o Carnaval, exibido no Sambódromo do Rio de Janeiro. O concorrente de Fiat Pulse e Renault Kardian já começou a ser produzido em Taubaté (SP), mas só chegará às lojas em maio e quatro opções.
MPI MT: 1.0 flex aspirado de até 84 cv e 10,3 mkgf, e câmbio manual de 5 marchas;
TSI MT: 1.0 turboflex (3 cilindros) de até 116 cv e 16,8 mkgf, e câmbio manual de 6 marchas;
Comfort TSI AT: 1.0 turboflex (3 cilindros) de até 116 cv e 16,8 mkgf, e câmbio automático de 6 marchas;
High TSI AT: 1.0 turboflex (3 cilindros) de até 116 cv e 16,8 mkgf, e câmbio automático de 6 marchas.

Basalt, Kardian e Pulse na mira
Com o conjunto do Polo Track, o Tera de entrada vai concorrer, especialmente, com outro modelo: o Citroën Basalt Feel, SUV mais barato à venda por aqui. Já a seguinte o alvo é o Renault Kardian Evolution MT, que traz motor turbo, mas também o câmbio manual de cinco marchas, que deixa o preço mais em conta. As demais terão apelo visual e de equipamentos, bem como o motor turbo e câmbio automático, para fisgar aqueles que querem um carro mais completo.
O VW Tera é feito sobre a plataforma do Polo. Porta de entrada da marca alemã no segmento, o SUV tem visual interessante. Na dianteira, os faróis seguem o padrão da marca, e vêm ligados por um filete cromado. Nas laterais, tem linha de cintura ascendente que forma que se junta a vincos sinuosos e dá um aspecto musculoso. As rodas aro 17 e acabamento diamantado completa o perfil do veículo.
Atrás, os faróis são conectados por uma peça plástica em preto brilhante, mas, diferentemente dos reestilizados Nivus e T-Cross, a peça não é iluminada.

Volkswagen Tera abaixo dos R$ 100 mil?
Por dentro, enfim, o VW Tera vem com linhas mais verticais na comparação com o Polo. Destaques para a central multimídia com tela de 10″, que virá conectada e com chip de internet. Aliás, o novo SUV terá, na versão mais completa, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos digital com tela de 10″ e até direção semiautônoma.
Com porte próximo ao do hatch Polo, o modelo será a porta de entrada para os SUVs da marca. Ou seja, vai se posicionar abaixo de Nivus e T-Cross. Portanto, deve ter o preço mais acessível. O Nivus, por exemplo, atualmente parte de elevados R$ 143.490. É provável, assim, que o Tera tenha uma faixa preço entre R$ 100.000 e R$ 130.000, chegando perto dos R$ 140.000 com o pacote opcional Outfit da versão topo de linha High.
Só que o modelo pode surpreender. Hoje, o SUV mais barato do Brasil é o Citroën Basalt, na versão Feel com motor 1.0 aspirado e transmissão manual. Custa R$ 92.990. O VW também terá uma opção de entrada nos mesmos moldes, com o 1.0 flex aspirado de até 84 cv, chamado MPI, câmbio mecânico de cinco marchas. A expectativa é que essa configuração ficar abaixo dos R$ 100.000. Ou aquele valor bom de marketing: R$ 99.990.
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