
O responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Audi, Ulrich Hackenberg, adiantou que a marca alemã pode fazer o R8 híbrido plug-in com base na estrutura do Lamborghini Asterion, modelo conceitual apresentado no Salão de Paris.
A ideia da fabricante com a tecnologia é oferecer potência aos superesportivos, mas sem desrespeitar as normas de emissões. Existe ainda um projeto uma versão 100% elétrica e-tron com autonomia superior a 400 km. Para 2017, está previsto um R8 TDI com um motor 4.0 V8 e um com propulsor menor, porém sobrealimentado.
Em relação ao R8 Coupé, tudo indica que ele começará a ser produzido em junho de 2015. Já o Spyder está marcado para o segundo semestre de 2016. A primeira aparição do R8 Coupé deverá ocorre em março, durante o Salão de Genebra, na Suíça. Outra atualização que a Audi fará na gama R8 é o da extinção da caixa manual.
O Lamborghini Asterion LPI910-4 revelado em Paris é um superesportivo híbrido de quatro lugares sai da inércia graças a combinação de um motor a gasolina V10 de 5,2 litros e mais três motores elétricos. A potência combinada chega aos 910 cv, segundo a marca.
O conjunto é capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em três segundos, enquanto a velocidade máxima é de 320 km/h. Ainda de acordo com dados da fabricante italiana, o Asterion chega aos 125 km/h apenas com o sistema elétrico. A autonomia prometida é de 50 km.
Em relação ao nome, ele tem um significado específico como todos os Lamborghini. O “LP” diz respeito ao posicionamento do motor, neste caso, “posterior longitudinal”. A letra “I”, por sua vez, significa “híbrido”, escrito em italiano. Por fim, o número “910” faz referência à potência combinada, enquanto o número “4” representa a tração nas quatro rodas. Segundo a montadora, ainda não há planos para que o modelo entre em produção.
Concorrentes. A Lamborghini demorou a exibir um modelo com tecnologia híbrida. Alguns dos principais rivais da marca já partiram, em modelos exclusivos, para a produção de um veículo “verde”, caso da Ferrari, com a LaFerrari, e da Porsche, com o 918 Spyder.