23/10/2011 - 4 minutos de leitura.

Rabo Quente vira raridade

O Renault 4CV, apelidado de Rabo Quente no País em razão do motor traseiro, virou uma raridade por aqui. Há poucos (originais) em bom estado porque nos anos 60 a garotada costumava preparar o modelo francês para correr em Interlagos

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

TIÃO OLIVEIRA

O Renault 4CV, apelidado de Rabo Quente no País em razão do motor traseiro, virou uma raridade por aqui. Há poucos (originais) em bom estado porque nos anos 60 a garotada costumava preparar o modelo francês para correr em Interlagos. O das fotos, feito em 1955, foi comprado no interior do Estado há cerca de quatro anos por um empresário paulista que o restaurou completamente.

“Esse carro faz parte da minha lembrança da época de juventude. Eu queria muito um desses e estive muito perto de comprá-lo, mas cheguei um dia atrasado – ele já havia sido vendido”, relembra o colecionador, que prefere não se identificar.

Continua depois do anúncio

Lançado na França em 1947, o Rabo Quente chegou ao Brasil no início dos anos 50. Com cerca de 600 quilos e 3,6 metros de comprimento, o modelo vinha com motor de 747 cm³ e 21 cv.

O carro do leitor traz o 1093, de 850 cm³ e 49 cv, que viria a equipar o Gordini, sucessor do 4CV, em 1962. “Motor, suspensão, freio… Tudo foi refeito”, afirma o mecânico Hamilton Carraro, que aparece na foto maior e foi o responsável por boa parte da reforma do carro.

O câmbio é de três marchas, para aguentar a potência extra, os freios são da versão esportiva.
De acordo com o dono deste Rabo Quente, não havia “podres” na carroceria, mas ela estava desalinhada. “Por isso, foi totalmente desmontada, refeita e repintada.”A cor verde, original, deu lugar à azul.


A reforma “mais pesada” levou cerca de dois anos e meio para ser concluída. Faltam só detalhes, como emblemas do motor e calotas. “Elas vieram da França sem as presilhas, então tive de mandar fazer as peças aqui.”

Ele conta que foi preciso “garimpar” vários componentes. “Um dos mais raros é do sistema de iluminação interna. Não achei nem lá fora. Acabei comprando de um vendedor no interior de São Paulo e paguei que ele pediu”, diz, sem citar valores.

Como a reforma demorou para ser concluída, o colecionador diz que ainda não teve tempo de “curtir” o carro. Por isso, quando questionado se venderia o Rabo Quente, ele nem titubeou. “Não (rindo), nem penso nisso.”


Notícias relacionadas

Notícias

Honda NSX que foi de Ayrton Senna está em leilão na Inglaterra

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Acura NSX 1992 é encontrado após 30 anos parado

Notícias

VW Golf 50 anos: relembre as oito gerações do hatch ícone da marca

OFERTAS 0KM
Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

VER TODAS AS OFERTAS