Esse papo de motorização sustentável nem sempre dá certo. Tem lugar do mundo que as vendas de eletrificados, por exemplo, estão fracassando, afinal, o público começou a enxergar mais contras do que prós. Sem contar os entusiastas, que não abrem mão daquele motorzão V8 debaixo do capô. Nos Estados Unidos, por exemplo, já tem montadora precisando rever a estratégia. Pelo menos é o que disse o CEO da norte-americana RAM, Tim Kuniskis.
De acordo com Kuniskis, que se pronunciou durante o Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), não se descarta o retorno do 5.7 V8 HEMI à linha 1500. Cabe, a princípio, lembrar que o modelo atualizado da picape conta com o novo motor Hurricane 3.0 seis cilindros em linha, biturbo. A pretensão da marca era, após 70 anos, encerrar a era do “veoitão”, indo na contramão das rivais Chevrolet e Ford, por exemplo.
Não dá para voltar atrás
O Hemi V8 – ainda disponível para as grandalhonas 2500 e 3500, com 6,4 litros, na linha 2025 – não teria um retorno tão fácil assim à linha 1500, disse Kuniskis. Isso porque o antigo motor não “conversaria” com a nova arquitetura eletrônica que estreou no facelift do modelo. De acordo com o executivo, a nova 1500 exigiu trabalho árduo dos fornecedores, que já pararam a fabricação das peças da linha anterior e, assim, não se pode “fazer isso imediatamente”, comenta o executivo, em relação a reversão.
Amargando queda em vendas nos EUA, a RAM enxerga desvantagem na falta de uma opção V8 no portfólio da 1500, afirmou Kuniskis. Em síntese, por ora não há nada de concreto sobre a volta do V8 HEMI à picape. No entanto, também há expectativa de que a marca lance um novo modelo capaz de carregar a usina de oito canecos. Seja qual for a opção, isso vai exigir tempo, e requer a paciência do consumidor.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!