Notícias

RAM 1500 TRX com motor V8 de 702 cv é a picape mais potente do mundo

Motor 6.2 sobrealimentado com compressor leva picape aos 100 km/h em 4,5 segundos. Velocidade máxima é de 190 km/h

Redação

18 de ago, 2020 · 3 minutos de leitura.

trx" >
Ram 1500 TRX
Crédito:FCA/Divulgação

O motor Hellcat, que equipa modelos do Grupo FCA como os Dodge Challenger e Charger, além de Jeep Grand Cherokee Trackhawk, agora está também na picape 1500 TRX da RAM. A grandalhona ganhou a opção 6.2 V8 com 702 cv de potência e 89,8 mkgf. Resultado? Se tornou a picape mais potente do mundo.

Na prática, para ir da inércia aos 100 km/h, a RAM 1500 TRX leva apenas 4,5 segundos. De 0 a 160 km/h bastam 10,5s. Um assistente de largada ajuda nessa missão. A velocidade máxima, aliás, é limitada eletronicamente a 190 km/h.

Capaz de atravessar trechos com até 813 milímetros de água, a picape tem novo reposicionamento o cárter e do alternador. Além disso, tem nova calibração eletrônica e, como não poderia deixar de ser, alterações estéticas. Visualmente, tem grade e para-choque redesenhados, além de entradas de ar no capô. Atrás, são dois escapamentos.

Tração e suspensão da RAM 1500 TRX

Voltando à mecânica, a RAM 1500 TRX tem tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas. Os pneus off-road sustentam rodas de 18 polegadas. O alargamento lateral – que inclui para-lamas mais avantajados – rendeu 20 centímetros extras ao modelo quando comparado à versão convencional.

E o sistema de suspensões, claro, não passou batido. Totalmente novo, tem amortecimento adaptativo. Na frente, tem conjunto independente com braços de alumínio forjado. O eixo traseiro rígido Dana 60, que permite melhor tração e controle do eixo em trechos nível hard, é composto por cinco pontos de apoio.

Entre os tipos de condução selecionáveis (são quatro), há o modo ‘Baja’. Ele calibra os sistemas de tração, o controle de estabilidade, assim como suspensão e câmbio para melhor desempenho em trechos arenosos.

O modelo de motorzão sobrealimentado com compressor será lançado nos EUA por mais de US$ 70 mil. O valor é equivalente a cerca de R$ 380 mil, na conversão direta, sem impostos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se