
O que você prefere: uma picape de R$ 249.900 ou uma pequena frota de quatro unidades, por R$ 249.560? Pelo preço da RAM 2500 Laramie 2016, compra-se uma Chevrolet S10 Flexpower 2.4 cabine simples (R$ 72.350), uma novíssima Renault Duster Oroch Expression (R$ 62.290), uma Saveiro Trendline cabine dupla (R$ 54.590) e uma Strada Trekking também de cabine dupla (R$ 60.330).
Não tem onde guardar ou o que fazer com tanto carro? Então, prepare-se para a RAM. A picape que está chegando do México é exagerada em tudo (são 6,3 metros de comprimento) e chega como única representante de um segmento tão pequeno como lucrativo: o das picapes grandes, quase caminhão. Tanto que, para dirigi-la, é necessário carteira de habilitação categoria C.
A RAM já foi vendida no Brasil. A empresa contabiliza 7.090 unidades em dez anos. E até já teve concorrente, a Ford F250. Mas agora volta sozinha, e mais forte.
O motor Cummins 6.7 a diesel de seis cilindros rende 330 cavalos a apenas 2.800 rpm. São 20 cv a mais que o modelo anterior. O torque é ainda mais impressionante: são 104 mkgf, 23,8% de aumento sobre a picape antiga. E para que serve tudo isso? Puxar um barco, por exemplo. A RAM consegue rebocar 7.750 kg, e levar 1.030 kg na caçamba.
E quem precisa levar barco ou puxar cavalos por aí? Pouquíssima gente. Tanto que a estimativa da empresa é de vender apenas 1.000 unidades por ano, ou cerca de 80 por mês. Parece pouco, mas faça as contas e veja quanto a grandalhona vai render em faturamento: são R$ 249.900.000!
Outras novidades são o painel de instrumentos com tela configurável de 7” e a central multimídia com monitor central de 8,4”. As rodas que antes eram de 17″ agora são de 18″ e com acabamento de alumínio polido. Os faróis trazem sensor crepuscular e ganharam nova disposição de luzes, além de novo grafismo para as lanternas. Os bancos têm aquecimento e ventilação e há vários porta-objetos, incluindo um bom espaço sob o banco traseiro. No quesito segurança, são seis air bags.
No mais, ela traz sensores de estacionamento dianteiros, chave keyless com partida por botão e que permite partida a até 100 metros de distância, para ligar o ar-condicionado previamente e manter o interior na temperatura ideal. Apesar disso, as portas continuam travadas. Pela primeira vez, a RAM 2500 traz o Ram Box, que são espaços para carga nas laterais da caçamba, cada um deles tem 132 litros de capacidade. Eles podem ser fechados com chave, e abertos por controle remoto. Também remotamente, é possível ligar o motor e o ar-condicionado, por exemplo.
imagem (26).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (27).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (9).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (16).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (25).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (14).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (13).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (15).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (11).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (20).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (22).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (23).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (24).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (19).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (29).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (17).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (6).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (12).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (8).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (7).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (10).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (21).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (30).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"
imagem (31).jpg
Picape RAM 2500 retorna ao mercado brasileiro com mais potência no motor 6.7 turbodiesel, agora são 330 cv contra os antigos 310 cv. O modelo é o único do segmento de picapes grandes à venda no País. Outras novidades são a central multimídia com 8.4" e o painel de instrumentos digital de 7"