RAM 2500 retorna ao País com mais potência

Modelo chega por R$ 249.900 e agora tem 330 cv do motor turbodiesel, além de painel de instrumentos digital

Por 24 de nov, 2015 · 5m de leitura.
Motor da picape foi melhorado e potência subiu de 310 cv para 330 cv

O que você prefere: uma picape de R$ 249.900 ou uma pequena frota de quatro unidades, por R$ 249.560? Pelo preço da RAM 2500 Laramie 2016, compra-se uma Chevrolet S10 Flexpower 2.4 cabine simples (R$ 72.350), uma novíssima Renault Duster Oroch Expression (R$ 62.290), uma Saveiro Trendline cabine dupla (R$ 54.590) e uma Strada Trekking também de cabine dupla (R$ 60.330).

Não tem onde guardar ou o que fazer com tanto carro? Então, prepare-se para a RAM. A picape que está chegando do México é exagerada em tudo (são 6,3 metros de comprimento) e chega como única representante de um segmento tão pequeno como lucrativo: o das picapes grandes, quase caminhão. Tanto que, para dirigi-la, é necessário carteira de habilitação categoria C.


A RAM já foi vendida no Brasil. A empresa contabiliza 7.090 unidades em dez anos. E até já teve concorrente, a Ford F250. Mas agora volta sozinha, e mais forte.

O motor Cummins 6.7 a diesel de seis cilindros rende 330 cavalos a apenas 2.800 rpm. São 20 cv a mais que o modelo anterior. O torque é ainda mais impressionante: são 104 mkgf, 23,8% de aumento sobre a picape antiga. E para que serve tudo isso? Puxar um barco, por exemplo. A RAM consegue rebocar 7.750 kg, e levar 1.030 kg na caçamba.

E quem precisa levar barco ou puxar cavalos por aí? Pouquíssima gente. Tanto que a estimativa da empresa é de vender apenas 1.000 unidades por ano, ou cerca de 80 por mês. Parece pouco, mas faça as contas e veja quanto a grandalhona vai render em faturamento: são R$ 249.900.000!


Outras novidades são o painel de instrumentos com tela configurável de 7” e a central multimídia com monitor central de 8,4”. As rodas que antes eram de 17″ agora são de 18″ e com acabamento de alumínio polido. Os faróis trazem sensor crepuscular e ganharam nova disposição de luzes, além de novo grafismo para as lanternas. Os bancos têm aquecimento e ventilação e há vários porta-objetos, incluindo um bom espaço sob o banco traseiro. No quesito segurança, são seis air bags.

No mais, ela traz sensores de estacionamento dianteiros, chave keyless com partida por botão e que permite partida a até 100 metros de distância, para ligar o ar-condicionado previamente e manter o interior na temperatura ideal. Apesar disso, as portas continuam travadas. Pela primeira vez, a RAM 2500 traz o Ram Box, que são espaços para carga nas laterais da caçamba, cada um deles tem 132 litros de capacidade. Eles podem ser fechados com chave, e abertos por controle remoto. Também remotamente, é possível ligar o motor e o ar-condicionado, por exemplo.