Nesta quarta-feira (24), abre as portas em São Paulo a Range Rover House. No espaço, na zona oeste da capital paulista, a Jaguar Land Rover (JLR) vai receber clientes atuais e potenciais, assim como parceiros, jornalistas, celebridades e influenciadores. Assim, o objetivo é mostrar o novo posicionamento da Range Rover, que virou uma marca do grupo. Bem como lançar no Brasil o SV Bespoke Commissioning.
Ou seja, o serviço de personalização dos Range Rover Autobiography e SV. Assim, a ideia é tornar esses modelos, que já são para poucos, ainda mais exclusivos. Conforme a JLR, na Range Rover House o interessado poderá fazer interação direta de engenheiros e especialistas globais. Assim, pode escolher entre uma ampla gama de opções de materiais e acabamentos internos e externos.
Leia Mais
- Chevrolet baixa preço dos SUVs Equinox e Tracker e faz promoção do Onix
- Veja os carros que Neymar exigiu para jogar no clube árabe Al Hilal
- Rapaz encontra Lamborghini Countach 81 parado na garagem dos avós
De acordo com a marca, os carros feitos pela SV Bespoke Commissioning podem ser únicos. Portanto, a ideia é oferecer essa opção também no Brasil. Aliás, Paulo Manzano, diretor de marketing da JLR, diz que a ideia é ter ao menos um Range Rover com esse tipo de personalização no País. Conforme o executivo, um modelo como esse teria preço em torno de R$ 2,5 milhões.
Novo Range Rover foi revelado em 2021
Ou seja, mais que o dobro da tabela da versão de entrada do Range Rover. Conforme a empresa, a SE parte de R$ 1.258.450. Por sua vez, para a de topo, SV, a tabela inicial é de R$ 1.734.950. No total, há 11 opções no País. Segundo Manzano, a produção da SV Bespoke Commissioning tem sete etapas. “Ou seja, cores, temas, opções exclusivas SV, materiais, folheados e acabamentos e personalizações”, afirma.
Após uma década sem renovação, o Range Rover ressurgiu no fim de 2021. A quinta geração do SUV foi revelada em um evento exclusivo na Inglaterra. Assim como nas gerações anteriores, o novo modelo oferece tecnologias de ponta, muito desempenho e alto luxo. Ou seja, tudo o que os clientes esperam da marca inglesa.
O Jornal do Carro avaliou o modelo, nos Estados Unidos, em abril de 2022. O primeiro lote oferecido no Brasil foi da versão First Edition. Portanto, com ainda mais equipamentos. A opção ainda está disponível no País com preço sugerido de R$ 1.388.950. Além da riqueza de materiais, com muitas peças de madeira de lei e metal, há vários recursos eletrônicos de ponta.
SUV tem mais de 7 mil chips
Segundo executivos da JLR, são cerca de 7.000 chips no novo Range Rover que operam inúmeros recursos. No painel, o destaque é a tela do sistema multimídia, de 13,1 polegadas, que reúne todos os comandos. É possível ajustar desde coisas básicas, como o ar-condicionado e o som, até a altura da suspensão, em dois níveis para off-road, ou mesmo rebaixada para facilitar o embarque dos passageiros.
O SUV tem, por exemplo, uma nova opção tipo limusine, com entre-eixos alongado e quatro assentos. Nela, os bancos reclinam e trazem apoios extras para as pernas, tal como na classe executiva dos aviões. A percepção de luxo é absoluta, com monitores individuais e headphones sem fio, bem como porta-copos e até uma mesa retrátil e modular, com base feita em impressora 3D.
A cabine traz uma dezena de alto-falantes da marca Meridian, que tornam os passeios no SUV ainda mais imersivos, como se não houvesse mundo lá fora. Há diversas entradas USB-C, assim como carregadores por indução muito potentes para smartphones, que enchem as baterias sem superaquecer os aparelhos. Praticamente tudo que se poderia imaginar está presente no novo Range Rover. Há várias opções de programas de massagem nos bancos, bem como aquecimento e múltiplos ajustes.
Defender, Discovery e Range Rover viram marcas
Quem gosta dos SUVs da inglesa Land Rover perceberá que, rapidamente, a tradicional marca sairá de cena. O grupo JLR iniciou um reposicionamento estratégico que visa desvincular de vez os modelos Defender, Discovery e Range Rover da nome Land Rover.
A linha Range Rover praticamente já trilhava um caminho independente mas, agora, ela e os demais SUVs passarão a marcas próprias. Ou seja, os modelos perderão até o emblema da Land Rover e qualquer outra referência ao antigo nome. Vendida em 121 países, a marca Range Rover conta com quatro opções.
Ou seja, Range Rover, Range Rover Sport, Velar e Evoque. Este, aliás, é produzido também na fábrica da JLR em Itatiaia, no Rio de Janeiro.
“Queremos fortalecer a individualidade de cada marca e ter um olhar único em toda a organização para ser os melhores criadores de veículos e serviços”, diz Manzano. “Não seremos mais uma marca que faz automóveis de luxo, mas sim uma empresa de luxo que produz automóveis”, afirma o executivo.
A transição da JLR também está alinhada à expansão, no cenário automotivo, de temas como eletrificação e mobilidade, por exemplo. Manzano destaca que a empresa já está preparando o terreno para, em breve, lançar automóveis elétricos a bateria. Aliás, a Range Rover House também faz parte do programa de sustentabilidade da empresa.
Segundo o diretor presidente da JLR para América Latina e Caribe, João Oliveira, 100% das emissões de carbono gerada por essa ação foi neutralizada. Seja como for a Range Rover House é um espaço sazonal. Portanto, vai receber convidados da marca de 24 de agosto a 3 de setembro.
O Jornal do Carro também está no Instagram!