Tião Oliveira/País de Gales, Reino Unido
Depois de encarar uma trilha pesada, que inclui andar no meio do mato alto, subir e descer ribanceiras e atravessar um lamaçal com água até os ombros, basta uma ducha rápida para ficar apto a desfilar por alamedas elegantes com a família. Não, não estamos falando de um sujeito aventureiro, mas da segunda geração do Range Rover Sport, que chega ao Brasil no último bimestre deste ano completamente reformulada.
Com novo visual, cuja dianteira lembra a do “irmão menor” Evoque, o utilitário-esportivo da Land Rover será oferecido com três opções de motor: 3.0 V6 a gasolina (não disponível até então) e a diesel, de 340 cv e 292 cv, respectivamente, e 5.0 V8 a gasolina de 510 cv.
Com 75% de componentes novos, o Land Rover Sport, posicionado entre o Evoque e o Vogue, ficará cerca de 15% mais caro que o anterior. A marca britânica não confirma, mas a opção a diesel, responsável por cerca de 85% das vendas da linha anterior, terá tabela de cerca de R$ 400 mil.
Na carroceria, chamam a atenção o para-brisa inclinado, os faróis alongados e o para-choque dianteiro redesenhado. Atrás, são novas as lanternas e a saída dupla do escapamento.
Além do acabamento refinado, que inclui revestimento interno de couro, plásticos de ótima qualidade e um completo e intuitivo sistema multimídia, o jipão oferece amplo espaço interno. O comprimento cresceu 6 centímetros e a distância entre os eixos está 18 centímetros maior, o que fez aumentar o conforto a bordo. Dá para ativar ou recolher uma terceira e inédita fileira de bancos de forma automática – basta pressionar um botão.
Derivado da plataforma PLA, feita de alumínio, o modelo ficou 420 quilos mais leve que o interior sem que houvesse comprometimento da rigidez da carroceria. Graças às soluções tecnológicas, não é preciso dominar técnicas de condução off-road para encarar trilhas pesadas.
Não tem segredo. Basta acionar os novos sistemas eletrônicos que controlam suspensão, inclinação da carroceria, oferta de tração, performance dos freios e por aí vai. Um dispositivo instalado nos retrovisor externos, por exemplo, mede a profundidade da água quando o carro circula em trechos alagados e projeta a informação em uma tela no painel. É possível rodar dentro de riachos com até 85 cm de profundidade, embora seja pouco provável que alguém tenha coragem de fazer isso com o jipão.
A suspensão é pneumática com altura variável e a sofisticada tração 4×4 tem bloqueio dos diferenciais central e traseiro. A transmissão é automática de oito velocidades com reduzida e, em vez do seletor redondo, como o do Evoque, o Range Rover Sport traz uma alavanca semelhante à das linhas de luxo da BMW. As trocas podem ser feitas de modo sequencial na haste ou por meio de borboletas atrás do volante.
O novo Range Sport pode ter pneus específicos para uso em asfalto ou terra. Há opções de 19, 20 e até 21 polegadas. Em breve haverá uma versão V8 a diesel e outra, híbrida, com lançamento previso para o próximo ano na Europa.
Viagem a convite da Land Rover