Marcelo Fenerich
Nem a Land Rover sabe quantos Range Rover Vogue vão para as trilhas. O jipão topo de linha da marca inglesa tem tabela de R$ 399.900, valor que pode fazer o mais desapegado dos proprietários pensar duas vezes antes de levá-lo à terra. Mas quem tiver coragem não vai se arrepender: apesar de toda a sofisticação, ele foi criado para qualquer tipo de terreno.
Aliás, se não fosse pelos pneus de uso misto, que fazem o modelo patinar na lama, nada pararia o Range Rover, nem mesmo seus 2.672 kg e os 2 metros de largura. O sistema eletrônico Terrain Response prepara os componentes do jipão para cinco tipos de terreno: terra, areia, pisos com pedras, neve e asfalto. A seleção é feita por meio de um botão giratório no console central. Além disso, o modelo conta com reduzida.
O câmbio automático é de seis marchas, com opção sequencial, e o motor V8 5.0 a gasolina, de 510 cv e 63,7 mkgf de torque, dá conta do recado. Sua força é tanta que, quando se pisa forte no acelerador, dá para sentir o corpo sendo empurrado para trás.
O Range Rover foi tão bem projetado que, apesar de muito alto, transmite segurança mesmo em altas velocidades, seja no asfalto ou no barro. Para que as irregularidades do piso não sejam totalmente transferidas para seus ocupantes, os amortecedores têm um sistema que ajusta continuamente a configuração de cada roda.
De acordo com a montadora, a pressão é monitorada 500 vezes por segundo. O sistema de controle de estabilidade, por sua vez, reduz a velocidade se o veículo estiver rápido demais em uma curva. Os freios Brembo são a disco nas quatro rodas.
Internamente, o Vogue é revestido de couro, com detalhes cromados e de madeira natural. Para estacioná-lo e manobrá-lo em trilhas estreitas, há cinco câmaras que transmitem uma visão panorâmica de quase 360º. Tudo é projetado na tela central. A aptidão off-road reforçada por tecnologias eletrônicas e aliada a muito conforto seduziram até a rainha da Inglaterra: Elisabeth II é uma das proprietárias do jipão.
Confira o vídeo sobre o modelo: