Maior mercado automotivo do mundo, a China continua aumentando seus índices de vendas e de produção. É isso que comprovam os números divulgados nesta semana pela China Passenger Car Association (CPCA) e pela China Association of Automobile Manufacturers (CAAM), principais órgãos do país que divulgam estatísticas sobre o setor.
De acordo com os resultados do primeiro semestre de 2024, a produção de veículos foi de 13,891 milhões de unidades, enquanto as vendas internas atingiram o patamar de 14,047 milhões. Isso representa um crescimento de 4,9% e de 6,1%, respectivamente, quando comparado ao ano anterior.
Eletrificados crescem mais na China
O crescimento nas vendas dos chamados veículos de “nova energia” – ou seja, híbridos e elétricos – foi significativamente maior que a dos carros somente a combustão. Com 4,944 milhões de emplacamentos na comparação com o ano passado, o crescimento foi de impressionantes 32%.
A produção não fica muito atrás: foram 4,929 milhões de unidades no total, aumento de 30,1%. Desse modo, os eletrificados já representam mais de 1/3 de todo o mercado automotivo chinês, com 35,2% de market share.
Nacionais x importados
Se considerarmos apenas carros de marcas locais, BYD, Chery e Geely foram as três mais vendidas na China no primeiro semestre. O volume do trio somado equivale a 4,871 milhões de unidades, crescimento de 1,1% sobre o mesmo período de 2023 e 34,7% de participação de mercado. O top 10, entretanto, registrou vendas combinadas de 11,917 milhões de carros, aumento de 6,3%. Assim esse resultado demonstra que as vendas internas são suficientes para manter o crescimento acelerado da indústria automotiva chinesa.
Mas se o mercado doméstico está em ascensão, as montadoras internacionais tiveram queda no primeiro semestre de 2024. Apesar de a Volkswagen ter ocupado a segunda colocação no ranking geral, as marcas alemãs registraram queda de 6,2% nas vendas, com 1,907 milhão de unidades. As japonesas, com 1,466 milhão, também caíram 12,4%. Por fim, as empresas norte-americanas e francesas apresentaram queda de 19,2% e 19,1%, respectivamente.
Veja as 15 marcas mais vendidas na China no primeiro semestre
- 1 – BYD – 1,607 milhão
- 2 – Volkswagen – 1,266 milhão
- 3 – Chery – 1,057 milhão
- 4 – Geely – 955 mil
- 5 – Changan – 809 mil
- 6 – Toyota – 644.700
- 7 – GWM – 467.400
- 8 – Honda – 444.700
- 9 – Tesla – 426.600
- 10 – SAIC – 331.500
- 11 – Wuling – 331.300
- 12 – Nissan – 328.300
- 13 – BMW – 316.000
- 14 – Mercedes-Benz – 278.700
- 15 – GM – 225.600
Siga o Jornal do Carro no Instagram!