Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

08/07/2022 - 5 minutos de leitura.

Ranking: os carros mais vendidos do primeiro semestre de 2022

Lista dos carros mais vendidos no Brasil tem Fiat Strada, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix no topo do ranking; Argo e Renegade amargam quedas

Fiat Strada, líder de vendas do seguimento desde 2021, ficará mais barata Crédito: Fiat/Antonio Filosa/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As vendas de automóveis e comerciais leves registraram uma queda expressiva de 15,4% no primeiro semestre de 2022. O resultado se deve, sobretudo, às paralisações nas fábricas de veículos no País por causa da escassez de semicondutores e outros componentes, o que reduziu o estoque de unidades zero km nas concessionárias. Além da falta de produtos, o Brasil enfrenta mais a elevada inflação que fez os preços dos veículos novos dispararem.

Essa retração nas vendas da indústria automobilística ainda não tem previsão de terminar. Pelo menos por enquanto. Inclusive, a Fenabrave já baixou a expectativa de 4,4% de alta nos emplacamentos até dezembro. A associação que reúne os concessionários no País acredita que o resultado deste ano será semelhante ao de 2021.


Leia Mais


“Se mantivermos a média diária de junho (8.270/dia) até o final deste ano, teremos um desempenho muito próximo ao do ano passado. Afinal, o 2º semestre costuma ser melhor que o 1º, historicamente”, resume Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Continua depois do anúncio

O ranking do 1º semestre

Mas vamos aos modelos mais vendidos do semestre. O Jornal do Carro lista abaixo os 20 carros mais emplacados entre janeiro e junho, com base no balanço da Fenabrave. Veja:

Diogo de Oliveira/Estadão

Mudanças de posições

Na comparação com o 1º semestre de 2021, o ranking dos carros mais vendidos mudou bastante. Apesar de o topo se manter com a dupla Fiat Strada e Hyundai HB20, que acaba de receber facelift, ambos venderam menos em 2022. A picape, por exemplo, caiu de 61.064 vendas para 51.046 entre janeiro e junho – diferença superior a 10.000 exemplares.


Já na base do pódio, o Chevrolet Onix – após retomar a produção – desbancou o Fiat Argo. O hatch da marca italiana, dessa forma, despencou no ranking, caindo da 3ª (2021) para 16ª posição (2022). Entre os SUVs, o Renegade também desceu a ladeira. Assim, o líder da categoria na primeira metade do ano é o T-Cross. Enquanto o Jeep caiu de 5º para 11º, o Volkswagen subiu de 12º para 4º colocado na comparação entre 2021 e 2022.

Valeria Gonçalvez/Estadão

Por falar em SUV, a princípio, a reestilização fez bem ao Hyundai Creta. O modelo foi do 9º para o 7º lugar. Já o Honda HR-V, que saiu de linha no início deste ano, ficou de fora da lista, bem como o Fiat Uno, que fechava o ranking dos “top 20” até o ano passado. No lugar, entraram Fiat Pulse (12º) e Toyota Corolla Cross (15º). O novo HR-V chega em agosto.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS