Não é todo dia que surge um carro capaz de inspirar lances de até R$ 60 milhões. A relíquia sobre rodas em questão é o Aston Martin DB4GT Zagato 1962 destas fotos. Ele foi o décimo quarto entre 19 exemplares encomendados pela fabricante inglesa ao célebre estúdio de design italiano Zagato, e será leiloado em 10 de dezembro pela RM Sotheby em Nova York (EUA).
Com motor seis-cilindros de 3,7 litros que gera 315 cv, o modelo veio ao mundo com a missão de desbancar a Ferrari, a rival que a Aston Martin tentava bater no World Sportscar Championship, entre o final dos anos 1950 e o início da década seguinte.
Como o DB4 original não era páreo para a SWB Berlinetta da marca italiana, a Aston Martin pediu a ajuda especial do estúdio Zagato, e dessa parceria nasceu o Aston Martin DB4 GT Zagato, com frente alongada, grade frontal mais agressiva, linhas mais arredondadas, 12 cv a mais no motor e 45 kg a menos na balança.
O exemplar que será leiloado foi o único da produção que foi encomendado para a Austrália, onde venceu diversas provas de corrida – das quais saiu sem um arranhão. O proprietário atual o adquiriu na década de 1990 e fez nele uma restauração completa, que consumiu doze anos e garantiu ao carro outra série de vitórias, dessa vez em concursos de carros antigos, incluindo o Concours d’Elegance em Pebble Beach (EUA).
O desfecho do leilão promete ser outro grande momento na trajetória cheia de glórias desse carro.