
Ao pensar em supercarros de motor central, sua mente acaba gravitando em torno da Europa. Mas os Estados Unidos também são conhecidos por apresentar algumas relíquias de tempos em tempos – veículos excepcionais feitos por Vector, SSC, Mosler, Hennessey e Saleen.
Mas muito antes de qualquer um deles, a Ford ficou obcecada em superar a Ferrari em seu próprio jogo, o que levou à criação do icônico GT40. A história é bem conhecida: o carro foi desenvolvido para correr nas 24 Horas de Le Mans (venceu a prova nas quatro vezes em que participou, entre 1966 e 1969, destronando a rival italiana).
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Outras 100 unidades foram fabricadas em parceria com a Shelby para o público – quatro exemplares eram roadster. Apenas um permanece em estado original até hoje, e essa raridade será leiloada pela RM Auctions em agosto, durante o evento de Peeble Beach, em Moterrey (Califórnia).
O modelo de 1965 é o primeiro GT40 roadster construído e foi usado como um veículo de demonstração e desenvolvimento para a Ford e a Shelby. Carroll Shelby levou Henry Ford II neste carro a um evento de testes realizado pelo conselho de administração da Ford, em Los Angeles.
O GT40 é parte da coleção do mesmo proprietário há mais de duas décadas. A RM Auctions não divulgou a previsão de valores para o carro, mas o último protótipo do modelo atingiu a marca de US$ 7 milhões (cerca de R$ 15,6 milhões). Dá para apostar que o comprador vai assinar um cheque com muitos zeros no final.