Você está lendo...
Reconhecimento facial é o futuro da tecnologia em carros
Tecnologia

Reconhecimento facial é o futuro da tecnologia em carros

Continental apresenta tecnologia de reconhecimento facial durante a CES 2024; sistema permite abertura de portas sem o uso de chaves

Vagner Aquino, especial para o Estadão

16 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

reconhecimento facial
Câmeras instaladas na coluna B ficarão invisíveis quando o carro estiver desligado, mas ativam com a proximidade do propietário a fim de exibir funções como status da bateria
Crédito:Continental/Divulgação

Ações simples como o desbloqueio do smartphone ou mesmo a liberação na portaria do condomínio já são feitas por meio de reconhecimento facial. Agora, vai dar também para entrar no carro. Essa é a ideia que a Continental levou para a Consumer Electronics Show (CES) 2024, que aconteceu na última semana em Las Vegas, Estados Unidos. Durante o evento, o maior do setor de tecnologia do mundo, a marca alemã quer, basicamente, acabar com os problemas de quem esquece as chaves do carro.



Aliás, a ideia vai além. Pois não é só entrar no veículo por meio de reconhecimento facial, mas também dar partida no motor. A mágica acontece por meio de câmeras ocultas. Desse modo, os equipamentos podem ficar tanto atrás do sistema de infoentretenimento quanto nas colunas B. Contudo, nada fica evidente quando o sistema está inoperante. Assim, a câmera desliga-se automaticamente após o uso. Nada de alterações na estética do carro, também.

reconhecimento facial
Continental/Divulgação

Publicidade


“Para nós, a experiência é definida não apenas pelos aspectos funcionais e técnicos, como também pelo apelo estético”, afirma o diretor de UX da Continental Automotive, Boris Mergell. De acordo com ele, “funções sofisticadas de conveniência e segurança, não visualmente perceptíveis quando em uso, configura-se como um sucesso total”.

Aliás, o Face Authentication Display pode ser integrado ao detector de fadiga e até permitir o uso de carteiras virtuais. Assim, haverá possibilidade de pagamento via reconhecimento facial, por exemplo.

Reconhece até a pele

Integradas na coluna B, estas câmeras ocultas que servem para destrancar o carro conseguem verificar não só as características faciais, mas também a pele (para que não se tente abrir o carro por meio de foto do proprietário.


De acordo com a Continental, o sistema também poderá assimilar outros rostos indicados pelo proprietário. Contudo, mesmo com acesso permitido, dá para bloquear a partida do veículo por terceiros. Uma segurança extra, por exemplo, para o acesso de crianças.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião