Assim como ocorre com os hatches compactos, no segmento de sedã pequenos a ordem do momento é o motor 1.0 de três cilindros. Reestilizado e agora feito no Brasil, o Nissan Versa é o novo integrante deste clube. Ele recebeu o mesmo propulsor que está no “irmão” March desde janeiro. Agora, ele chama para a briga o Ford Ka+, que estreou no ano passado. Mas o desafiado levou a melhor neste comparativo entre versões básicas, pois é superior em desempenho e custo de manutenção.
Seu preço também é um pouco mais baixo. O Ka+ SE, a versão mais em conta, tem tabela de R$ 41.490 e vem de série com itens essenciais para o dia a dia, como ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricos e sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth. O Versa de entrada custa R$ 41.990 e tem lista de equipamentos semelhante, mas o rádio é exclusivo da opção S, que também tem rodas de liga leve e sai por R$ 3 mil a mais.
O grande trunfo do Versa é seu generoso espaço interno. São 2,6 metros de entre-eixos, que proporcionam ótima acomodação para as pernas dos ocupantes de trás – até para aquele adolescente que já passou de 1,80 de altura. Além disso, o porta-malas de 460 litros tem muita amplitude – o do Ka, com 445 l, também é bom.
No entanto, justamente o tamanho do Versa acaba dificultando o trabalho do 1.0 flexível de até 77 cv. Vazio, ele até vai bem, com boa dose de força em baixas rotações. Porém, ao ser ocupado por quatro adultos de estatura mediana, apresenta reações lentas, demandando cálculos complexos antes de uma ultrapassagem, por exemplo. O câmbio, por sua vez, tem engates difíceis e não contribui no quesito prazer ao guiar.
O Ka+ também sente o peso, mas o motor é mais esperto, além de mais suave em altas rotações. Na estrada, o 1.0 de até 85 cv não nega fogo e consegue imprimir velocidade de cruzeiro incomum para um propulsor tão pequeno.
No Versa, o motorista ainda tem dificuldades para encontrar uma posição confortável, já que o assento do banco é muito curto. Mesmo com regulagem de altura do assento, que o Ka+ não tem, a acomodação no sedã Ford é melhor.
OPINIÃO
A combinação entre uma carroceria maior e um motor de baixa capacidade dificilmente resulta em desempenho empolgante. Isso é bem perceptível no Versa, que tem ótimo espaço interno. Porém, cair na estrada com o amplo porta-malas cheio e a cabine com cinco adultos altos (que cabem) pode se tornar um martírio para o pequeno 1.0. E aí, o motorista se ressente de não ter gasto um pouco a mais para adquirir a versão 1.6, bem mais ágil e com preço a partir de R$ 46.490. Além disso, o esforço extra feito pelo 1.0 diminui a teórica vantagem do consumo de combustível mais baixo – em relação à configuração com propulsor mais potente.
Ka+ e Versa são compras válidas, mas, para um 1.0, o Ford entrega um conjunto mais coeso e útil. Agora, se você precisa mesmo de mais espaço e quer um bom desempenho, o Versa 1.6 é sua resposta.