A Rely, divisão da chinesa Chery Automobile voltada a veículos comerciais, acaba de fazer sua estreia no mercado brasileiro. O primeiro modelo a chegar é o Pick-Up (foto), com cabine simples e caçamba de 2,5 metros para até 800 kg de carga, tabelado a R$ 29.990.
O motor, um quatro-cilindros de 1,0 litro e 64 cavalos, também irá equipar outros três lançamentos da marca: as configurações CD (cabine dupla) e EX (caçamba estendida para 3 metros) do Pick-Up, ambas com previsão de lançamento no segundo semestre, e o modelo Van, para 7 passageiros, que chega em março.
Em abril, será lançado o utilitário Link, também com 7 lugares, mas equipado com motor de 1,3 litro que gera 84 cv. Com ar-condicionado de dupla zona, vem para disputar mercado com Renault Kangoo e Fiat Doblò. Completa a linha Rely o H13, uma van para 14 passageiros, com motor 2.0 de 170 cv, também prevista para o segundo semestre.
A ambição da Rely é conquistar 30% de market share do segmento, algo próximo a 4 mil unidades vendidas por ano. Para se diferenciar da concorrência, ela aposta em ar-condicionado e direção hidráulica como itens de série, além do motor de 1 litro – o mais potente da categoria, segundo a marca. A garantia, porém, é de apenas 1 ano, ou 30 mil km rodados. As revisões são feitas a cada 5 mil km.
A rede de concessionários será independente da Chery. Serão 30 revendas no início das operações, 60 até o final deste ano, 100 lojas em 2014 e 120 até o fim de 2015. A marca promete que os consumidores não enfrentarão problemas de disponibilidade de peças de reposição: as autorizadas farão os pedidos pela internet e serão atendidas em até 12 horas pelo centro de distribuição, que fica em Salto, no interior de São Paulo.
Inicialmente, os modelos Rely serão trazidos da China, usando a cota de 4.800 unidades/ano assegurada ao grupo importador Venko Motors pelo programa Inovar-Auto. Num segundo momento, existe a possibilidade de montar parte da linha no Uruguai, onde a Chery já fabrica os modelos Face e Tiggo.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)