
O LatinNCAP, órgão não governamental que realiza testes de segurança em veículos na América Latina, apresentou novas avaliações feitas com o Renault Duster e o resultado foi negativo para a proteção de crianças no banco traseiro.
O utilitário-esportivo conseguiu apenas duas estrelas de cinco possíveis para a segurança de crianças e quatro para adultos na frente. A proteção que, poderia ser de cinco estrelas, não teve êxito para adultos, pois o exemplar utilizado no teste é a versão fabricada na Colômbia – de onde ele sai com air bag apenas para o motorista.
No relatório divulgado pelo LatinNCAP são descritos os ferimentos que um ocupante real sofreria em caso de colisão com 40% da área frontal do veículo a uma velocidade de 64 km/h, que é o padrão do teste. “Este modelo apresenta uma proteção marginal às zonas peitorais dos dois passageiros adultos. O acompanhante poderia ter batido a cabeça contra o painel, já que o modelo não conta com airbag para o acompanhante.”
Em seu material, o LatinNCAP também informou que no manual de instruções do veículo havia a indicação de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, o que não foi encontrado na unidade que passou pelo teste de colisão.