A Renault inicia 2025 com dois carros a menos em sua gama. Isso porque a marca francesa tirou (de vez) o Stepway de linha. No início do ano passado o Sandero deixou de ser vendido por aqui. Bem como o hatch compacto, outro modelo se despede: a picape Oroch. Mas só na versão topo de linha.
A informação veio de um comunicado da Renault à concessionários que o perfil @gessnermotors teve acesso. E confirmado oficialmente pela fabricante. “A Renault confirma o fim de produção do Stepway e da Oroch com motor TCe 1.3 flex. Todas as versões com motor 1.6 continuam linha”, diz o sucinto comunicado. Ambos os modelos eram fabricados em São José dos Pinhais (PR).
Por outro lado, o fim do Stepway já era esperado desde o ano passado quando outras versões do hatch compacto (com motor 1.6 flex) cessaram as vendas. Restou então apenas uma variante, que, inclusive, perdeu seu nome original e passou a adotar a nomenclatura aventureira Stepway. Um dos motivos pode estar no Pronconve PL8, que faria o motor 1.0 flex de até 82 cv precisar de adaptações para atender as novas regras de emissão de poluentes em vigor no Brasil desde o dia 1° de janeiro deste ano.
Fato é que o modelo, decerto, se despede de vez após 16 anos no mercado brasileiro. Lançado bem no finalzinho de 2007, o hatch teve duas gerações e chegou a emplacar mais de 100 mil unidades lá em 2013. A melhor posição entre os mais vendidos do País, no entanto, foi em 2017 quando terminou aquele ano no 6° lugar no ranking geral de carros de passeio. Veja a evolução de vendas do Sandero/Stepway:
2007 – 279 unidades
2008 – 39.625
2009 – 49.376
2010 – 68.827
2011 – 81.779
2012 – 98.441
2013 – 102.514
2014 – 95.371
2015 – 78.174
Renault sem Oroch?
2016 – 63.228
2017 – 67.334
2018 – 52.401
2019 – 50.303
2020 – 26.344
2021 – 12.442
2022 – 10.673
2023 – 7.860
2024 – 4.631
Não. Apesar da despedida prematura da versão topo de linha, Outsider, com o motor 1.3 turboflex de até 170 cv de potência (que era vendida por R$ 156.970), a caminhonete, no entanto, segue em linha nas demais opções equipadas com o 1.6 flex de máximos 120 cv. São três configurações: Pro (R$ 119.900), Intense (R$ 127.200) e Iconic (R$ 133.210). Além da motorização turbinada, outra despedida é o a transmissão automática CVT. A gama da Oroch agora só traz o câmbio manual de seis marchas.
Os planos futuros da Renault incluem um SUV médio que deve estrear ainda este ano no Brasil e também uma nova picape intermediária a médio prazo, que será a versão final do conceito Niagara já apresentado.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!