Você está lendo...
Renault estuda relançar o clássico 5
Notícias

Renault estuda relançar o clássico 5

A Renault estuda lançar uma releitura do R5, modelo que fez sucesso entre 1972 e 1996 ? durante esse período foram vendidas mais de 5 milhões de unidades no mundo. A intenção é brigar com o conterrâneo Citroën DS3

15 de jan, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Renault estuda relançar o clássico 5

FOTOS: REPRODUÇÃO

A Renault estuda lançar uma releitura do R5, modelo que fez sucesso entre 1972 e 1996 – durante esse período foram vendidas mais de 5 milhões de unidades no mundo. A intenção da marca francesa é brigar com o conterrâneo Citroën DS3, que surgiu em 2009 e também é inspirado em um carro do passado, assim como o Fiat 500, outro possível concorrente.

Publicidade


De acordo com a informações publicadas na imprensa francesa, o Renault 5 está em fase de desenvolvimento. A fabricante ainda avalia se sua produção será viável, mas é quase certo que o carro será fabricado. Especula-se que o compacto poderá ser visto como protótipo no próximo Salão de Paris, em setembro.
O Renault 5 seria feito a partir de 2014 sobre a plataforma da nova geração do Clio, que chega no fim do ano. A Renault informou que o modelo poderá ser uma vitrine para a marca mostrar seu potencial no segmento, tanto em termos de design quanto em qualidade de construção.

História
O Renault 5 foi revelado em 10 de dezembro de 1971 e chegou às lojas em janeiro do ano seguinte. Desenhado por Michel Boué, que morreu antes do lançamento, modelo tinha desenho atraente para a época e ficou em segundo lugar no concurso do Carro do Ano na Europa, atrás do lendário Audi 80.

Os motores tinham entre 850 cm³ e 1,4 litro, o câmbio era montado à frente do propulsor e a alavanca de mudanças ficava no painel. A versão R5 foi lançada nos EUA em 1976 com o nome de Le Car (‘o carro’).


Deixe sua opinião