Renault Fluence GT enfrenta o Peugeot 408 THP

Por 26 de nov, 2012 · 4m de leitura.

Rafaela Borges

Desde o fim da produção do Honda Civic Si, há quase dois anos, o Brasil não tem um sedã com pegada esportiva de verdade. Porém, as montadoras estão apostando em versões de topo com motores “apimentados”. O novato desse grupo é o Renault Fluence GT, que chega às autorizadas por R$ 79.370 com motor 2.0 turbo de 180 cv. Ele brigará com Peugeot 408 THP, a R$ 74.900, e VW Jetta TSI, por R$ 84.990.

Colocamos lado a lado os dois argentinos de marcas francesas e listamos as vantagens e desvantagens de cada um. Embora sejam voltados ao público que espera mais desempenho que conforto em um sedã médio, Fluence GT e 408 THP têm propostas um pouco diferentes. O Renault conta com câmbio manual e o Peugeot, com automático.


A opção por câmbios distintos é por causa do objetivo de cada montadora ao lançar esses produtos. O Fluence GT conta com apelo visual esportivo. Traz defletor no para-choque dianteiro e outro na traseira, na tampa do porta-malas, e ponteira de escapamento cromada. Por dentro, chamam atenção as costuras aparentes e vermelhas do couro que reveste o banco e volante e logotipos GT no encosto de cabeça.

Já o Peugeot não almeja transmitir esportividade no visual. É praticamente idêntico às versões mais fracas. Se diferencia pelo motor 1.6 turbo de 165 cv e o câmbio automático de seis velocidades. Na prática, porém, sua pegada é mais “apimentada” que a do concorrente.


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O 408 tem um ajuste de suspensão firme, que lhe garante uma condução mais esportiva. É mais “na mãos” em curvas. A dirigibilidade é um de seus destaques. Já o Fluence, com assistência elétrica na direção, não responde aos comandos enviados ao volante com o mesmo entusiasmo e é mais molenga no rodar. Nos dois carros, a única diferença mecânica em relação às demais opções é o conjunto motor-câmbio.

O Renault contra-ataca na hora de acelerar. Por causa do propulsor mais potente, com torque superior, e das relações curtas das três primeiras marchas – são seis, no total -, é mais rápido. Vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, ante 8,3 segundos do rival.