A montadora francesa Renault informou hoje,5, que vai aumentar seus investimentos no Brasil em R$ 500 milhões para elevar a capacidade anual de produção em 100 mil veículos, segundo informações do executivo-chefe, Carlos Ghosn, na fábrica da companhia em São José dos Pinhais (PR).
Esse valor é um acréscimo ao investimento de R$ 1 bilhão já anunciado para o País no período de 2010 a 2015. Com isso, a capacidade de produção anual passará de 280 mil para 380 mil carros. Os investimentos permitirão a criação de mil empregos diretos na montadora.
A expansão no Brasil é parte da estratégia global da Renault, sendo que o País deve se tornar o segundo maior mercado da montadora, após a França. Segundo Ghosn, a Renault deve vender mais de 200 mil veículos este ano no mercado nacional e em 2013 a empresa espera atingir a marca de 3 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, com um quarto desse volume no Brasil.
“Para ser bem-sucedido no Brasil, é preciso investir no Brasil”, comentou o executivo, acrescentando que espera atrair fornecedores de autopeças para o País, para aumentar a participação de componentes locais nos carros, que atualmente é de 65%.
Nesta quinta, Ghosn vai confirmar a construção de uma fábrica da Nissan, em Resende (RJ). A unidade deverá produzir os compactos March (hatch) e Versa (sedã). O primeiro modelo acaba de chegar ao País e o outro estará aqui mês que vem. Por ora, ambos são feitos no México, sobre a mesma plataforma.